Antigo bunker nazista transformado em hotel e centro cultural em Hamburgo, na Alemanha, resgata memórias e olha para o futuro
Redação Publicado em 14/08/2024, às 17h53
Por mais de 80 anos, o bunker de St. Pauli, em Hamburgo, na Alemanha, imponente com seus 58 metros de altura e paredes de concreto maciço, dominou o horizonte da cidade como um lembrete silencioso do sombrio passado nazista. Construído durante a Segunda Guerra Mundial com trabalho forçado, o bunker foi projetado como uma fortaleza antiaérea para proteger a população alemã dos ataques aliados. Hoje, no entanto, a estrutura ressurge como um exemplo marcante de transformação e ressignificação.
Rebatizado como “Hamburg Bunker”, o local abriga agora um complexo vibrante que inclui dois restaurantes, um hotel da rede Hard Rock de cinco andares, e um jardim em formato de pirâmide na cobertura, onde a vegetação luxuriante cobre parte da fachada austera de concreto, trazendo uma nova energia ao edifício histórico.
O “REVERB by Hard Rock” é uma adição que celebra a rica herança musical de Hamburgo, cidade onde os Beatles deram os primeiros passos em sua carreira nos anos 1960. Situado no bairro descolado de Karoviertel, o bunker, que antes evocava a guerra, agora se destaca como um símbolo de renascimento e inovação urbana.
Com 134 quartos equipados com tecnologia de ponta, o hotel oferece uma experiência moderna em um cenário carregado de história. Além dos espaços de coworking e check-in automatizado, o complexo também abre suas portas ao público em geral com opções de lazer que incluem o café e bar Constant Grind, a Rock Shop e o deslumbrante jardim Green Beanie na cobertura, com um bar e uma passarela que permite aos visitantes apreciar a vista da cidade.
No entanto, a história do bunker não foi esquecida. Segundo a CNN Brasil, no primeiro andar do edifício, uma exposição detalha o passado da estrutura, com depoimentos de pessoas que viveram no bunker durante a guerra e registros sobre os trabalhadores forçados que o construíram.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra