Ordenado papa em março de 2013, Francisco é responsável por liderar a Igreja Católica. Mas quanto ele recebe para isso?
Fabio Previdelli Publicado em 10/06/2023, às 10h00
Eleito em 13 de março de 2013, Francisco tornou-se o primeiro pontífice do hemisfério sul e também o primeiro papa nascido na América. Ele também é o único a usar o nome de Francisco e o primeiro papa não europeu em mais de 1.200 anos, aponta o The New York Times. O último havia sido o sírio Gregório III, que morreu em 741. Francisco também é o primeiro pontífice jesuíta da história.
O arcebispo de Buenos Aires, agora com 86 anos, sempre foi uma figura amada dentro de sua diocese. Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, ganhou destaque em seu país por conta de sua simplicidade.
O meu povo é pobre e eu sou um deles", disse em diversas ocasiões, recorda a biografia do sacerdote no portal do Vaticano.
Nascido na capital Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, Bergoglio é filho dos emigrantes piemonteses Mario Giuseppe Bergoglio Vasallo, que foi um trabalhador ferroviário; e de Regina Maria Sivori Gogna, dona de casa que cuidava da educação de seus cinco filhos.
Agora líder da Igreja Católica, Francisco vive uma realidade completamente diferente, o que gera uma curiosa pergunta: afinal, o papa recebe salário?
+ Entenda por que as mulheres não podem se tornar papas
Representante da Igreja Católica, o papa possui muitos deveres dentro da instituição, portanto, é normal pensar que o pontífice recebe um salário um tanto quanto generoso. Porém, a verdade pode te surpreender.
Em 2001, uma declaração do cardeal Sergio Sebastiani sugeriu que o então papa, João Paulo II, recebia um generoso salário. Conforme recorda o NYT, o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, teve que vir a público acabar com as especulações.
O papa não recebe e nunca recebeu salário", afirmou.
A fala se torna ainda mais condizente com a doutrina seguida por Francisco. Membro da Companhia de Jesus, o papa fez voto de pobreza quando entrou pela primeira vez em sua comunidade religiosa, recorda o portal Aleteia.
Entretanto, é válido ressalta que embora Francisco não receba salário, ele tem todas suas despesas de viagem, moradia e alimentação pagas pelo Vaticano. Além disso, o pontífice possui acesso a um nada modesto fundo de dinheiro para caridade, do qual tem liberdade para distribuir livremente aos necessitados.
O tópico também foi abordado no documentário 'Amém: Perguntando ao Papa', disponível no Star+. Como repercutido pela revista AnaMaria, o papa Francisco discutiu temas polêmicos a respeito da Igreja Católica. Francisco, ao contrário do que muitos imaginam, disse não receber salário.
Quando eu preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, eu peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa porque eu sei que serei alimentado de graça”, afirmou ele, em tom humorado.
Conforme recorda o jornal Crux, dedicado as notícias relacionadas à Igreja Católica, certa vez o líder da instituição doou meio milhão de dólares para o fundo 'Peter’s Pence', que ajuda mais de 75.000 pessoas no México.
Este é apenas um exemplo das inúmeras doações que Francisco faz regularmente, muitas delas destinadas a locais específicos que sofreram com desastres naturais ou regiões afetadas pelas guerras, secas ou outras calamidades.
A explicação para o papa não receber salário é que o pontífice deve seguir o exemplo de Jesus, que também não recebia qualquer compensação mensal e dependia da generosidade das outras pessoas para suprir suas necessidades.
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais