Quincy Jones com seus prêmios - Getty Images
Música

Como acontece a escolha dos vencedores do Grammy?

Entenda como funciona a decisão de quem leva o prêmio da principal premiação da indústria musical

Daniela Bazi Publicado em 26/01/2020, às 08h00

O Grammy é a principal premiação de todo o mundo da música. Criado a partir da fundação de uma associação com executivos de grandes e influentes gravadoras da cidade de Los Angeles em 1957, o evento está prestes a realizar sua edição de número 62.

Atualmente, todos os pré-indicados, finalistas e vencedores são escolhidos por membros da Recording Academy, composta por diversos profissionais do mercado, que vão desde músicos à técnicos de som, e são divididos entre 12 escritórios localizados em diferentes cidades nos Estados Unidos.

Para um artista ser escolhido para a premiação, é preciso que ele tenha lançado algum trabalho fonográfico entre as datas de 1º de outubro de um ano, até o dia 30 de setembro do ano seguinte, e seja inscrito para poder concorrer ao prêmio.

Michael Jackson no Grammy de 1984 / Crédito: Getty Images

 

Após o encerramento da data de inscrições, 150 especialistas da Recording Academy decidem quais serão os pré-selecionados, e as dividem em mais de 100 categorias. Então, aproximadamente outros 12 mil membros da Academia votam para a escolha dos finalistas, sendo cinco por prêmio.

Os vencedores são escolhidos dois meses antes da premiação, quando a lista dos finalistas é finalmente divulgada e ocorre uma nova convocação para que, dessa vez, apenas dez pessoas definem quem irá levar o tão almejado gramofone para casa.

Durante a cerimônia, que é transmitida ao vivo por canais de televisão e pela internet, são anunciadas apenas algumas das categorias mais importantes, como Álbum do Ano, Música do Ano e Gravação do ano. Porém, todos os ganhadores dos 105 prêmios são apresentados no site oficial do Grammy, e recebem o gramofone de ouro em suas gravadoras. 


+Saiba mais sobre música e os vencedores do Grammy com as obras abaixo:

Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade, Jairo Severiano (2008) - https://amzn.to/2TSXSh3

Michael Jackson - uma vida na música, Geoff Brown (2014) - https://amzn.to/2uwx2AE

Quincy Jones: His Life in Music (American Made Music Series), Clarence Bernard Henry (2013) - https://amzn.to/2RHMbXW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Estados Unidos Música Michael Jackson premiação Grammy indicados vencedores gramofone

Leia também

Irmãos Menendez: compare o elenco da série com as pessoas reais


O dia em que Keanu Reeves participou do casamento de desconhecidos


Irmãos Menendez: Veja 5 momentos chocantes do julgamento de Lyle e Erik


Irmãos Menendez: O familiar que acreditava na versão contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História


"Mama Uganda": Veja a história da mulher que teve 44 filhos