Cenas do filmes "Carruagens de Fogo" e "Race" - Divulgação
Olimpíadas

De documentário nazista a comédia: Confira filmes que retratam as Olimpíadas

Do drama a comédia: diversos filmes retratam as Olimpíadas de alguma maneira; relembre algumas das produções que ficaram famosas

Thiago Lincolins Publicado em 28/07/2024, às 09h00

Quem viveu os Jogos Olímpicos da Antiguidade, estritamente ligados à religião e com homenagens aos antigos deuses gregos, jamais imaginou a influência do evento na sociedade atual, após a modernização trazida pelo Barão de Coubertin.

Com uma história longa e inspiradora, as Olimpíadas deram origem a documentários, biografias e ficções. Além de retratar os primórdios dos Jogos, a sétima arte também se dedica a explorar histórias isoladas daqueles que deixaram seu nome no evento tão fascinante do mundo.

Recentemente a plataforma de streaming Netflix surpreendeu os assinantes com "Sob as Águas do Sena", um thriller que retrata um tubarão perdido no cartão-postal de Paris a poucas semanas de um campeonato de triatlo, no entanto, a relação entre cinema e Olimpíadas vem de longa data.

1. Olympia 

Começou com Leni Riefenstahl, que trabalhou como cineasta no regime nazista. Embora manchada por sua relação com a ditadura de Adolf Hitler, foi a responsável por Olympia (1938), documentário que registrou os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Aqui, não podemos esquecer que a propaganda era a alma do regime.


2. Carruagens de Fogo

Cena do filme "Carruagens de Fogo" - Divulgação - Divulgação

 

A sétima arte também foi marcada pelo lançamento de "Carruagens de Fogo", de Hugh Hudson, em 1981, vencedor do Oscar. Ambientado nas Olimpíadas de 1924, em Paris, retrata dois corredores britânicos de diferentes realidades e classes sociais: um judeu inglês, que lida com o preconceito, e um cristão devoto, que corre em nome de Deus.


3. Asterix nos Jogos Olímpicos

Até mesmo a comédia já agraciou os admiradores de filmes sobre os Jogos Olímpicos. Após lutar contra Júlio César e vivenciar uma missão da rainha Cleópatra, Asterix e Obelix encaram a competição em "Asterix nos Jogos Olímpicos". Lançado em 2008, contou com a participação de grandes personalidades do esporte, como Zinedine Zidane e Tony Parker.


3. Munique

Já quando falamos sobre filmes de ação, Steven Spielberg, responsável por clássicos como A Lista de Schindler e Tubarão, surpreendeu com "Munique". De 2006, relembra um dos episódios mais tensos da História: o sequestro e o assassinato de 11 atletas de Israel por um grupo extremista na Vila Olímpica de 1972. Nesta obra, o público é levado para uma missão secreta de retaliação após o massacre.


4. O Caso Richard Jewel

Ainda falando sobre gênios, Clint Eastwood deu sua contribuição com o emocionante "O Caso Richard Jewel", de 2019. Também baseado em uma história real, mistura fato e ficção ao apresentar a saga de um segurança erroneamente acusado de ter participado de um atentado ocorrido nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.


5. Race

Por último, não podemos nos esquecer de mencionar "Race", de 2016, lançado por Stephen Hopkins. O longa-metragem resgata uma das figuras mais importantes da História dos Jogos Olímpicos, especialmente na edição de Berlim, em 1936: Jesse Owens, o atleta americano.

Cena do filme "Race" - Divulgação

 

Ao encarar o racismo e o nazismo, ele ganhou quatro medalhas de ouro, escancarando a hipocrisia de um regime que tentava vender a história de uma raça ariana superior

Cinema Hollywood filmes produção olimpíadas competição Jogos Olímpicos

Leia também

Relembre a ligação entre familiar de ex-executivo da OceanGate e vítimas do Titanic


Irmãos Menendez: compare o elenco da série com as pessoas reais


O dia em que Keanu Reeves participou do casamento de desconhecidos


Irmãos Menendez: Veja 5 momentos chocantes do julgamento de Lyle e Erik


Irmãos Menendez: O familiar que acreditava na versão contada por Lyle e Erik


Titanic: Veja 5 mitos sobre o naufrágio mais famoso da História