O cachorro da rainha (à esqu.) e a jaguatirica de Dalí (à dir.) - Domínio Público
Pets

Além do cachorro da rainha Vitória: Veja pets que entraram para a História

Audrey Hepburn levava seu yorkshire terrier para passar de bicicleta, enquanto o macaco de Elvis bebia uísque; conheça essa e outras histórias!

Izabel Duva Rapoport Publicado em 05/10/2024, às 17h00 - Atualizado em 07/10/2024, às 07h25

Em um mundo onde a fama e o dinheiro atrai o interesse, essas figuras históricas conseguiram encontrar uma companhia verdadeira em seus animais de estimação — que ofereceram todo amor e carinho que riqueza alguma pode comprar. Confira a seguir alguns pets que entraram para a História!


Souvenir para a Rainha

No final da Segunda Guerra do Ópio, travada pela China e Reino Unido em meados do século 19, os soldados britânicos roubaram um cão pequinês durante um bárbaro saque no palácio imperial chinês para dar de presente à Rainha Vitória, uma grande admiradora de animais. 

Pintura de Looty - Domínio Público

 

A monarca ficou tão apegada ao bichinho que encomendou um quadro dele ao lado de um vaso chinês — provavelmente uma das mais de 1,6 milhão de antiguidades chinesas saqueadas no episódio, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), expostas em cerca de 200 museus pelo mundo. O nome do cãozinho na nova casa real? Looty, palavra equivalente a "saque" em inglês.


Gato selvagem 

Salvador Dalí, um dos mais importantes e enigmáticos artistas de vanguarda do século 20, teve uma vida curiosa e com detalhes tão insanos e singulares quanto sua própria arte surrealista. 

Apaixonado por gatos e animais exóticos, em sua casa, o espanhol reunia bichos de origens diversas e distantes de onde vivia, em Madri, e pouco habituados, incluindo duas espécies oriundas da América: um tamanduá-bandeira e uma jaguatirica chamada Babou, seu companheiro de estimação mais fiel

Dalí e Babou - Biblioteca do Congresso dos EUA

 

Com o jovem felino, o pintor frequentava restaurantes, viagens e hotéis de luxo, levando-o até mesmo a uma longa travessia em navio transatlântico.


O cavalo cônsul

Um dos 10 mil cavalos de corrida que Roma importava anualmente da Hispânia (atual Península Ibérica), entre 37 e 41 d.C., conquistou o coração do então imperador romano Calígula, que batizou o animal de Incitatus (Impetuoso)

Diz a lenda, segundo o historiador romano Suetônio, que este amor foi tão grande que o soberano chegou a nomear o bicho de Cônsul da Bitínia (uma afronta ao Senado) e também colocou 18 servos à sua disposição, além de ordenar a construção de um estábulo de mármore com uma manjedoura de marfim. 

Ao longo do dia, Incitatus usava um colar de pedras preciosas e, à noite, mantos da cor púrpura típica dos trajes imperiais da época.


Travessuras

Além de bagunçar os sets de filmagem, o macaco de estimação de Elvis Presley, Scatter, bebia uísque e incomodava as mulheres com a mania de levantar suas saias.

+ Scatter: A saga do macaco travesso de Elvis Presley

 

Travessuras como essas, frequentes na década de 1960, serviram de inspiração para a série Agente Elvis (Netflix, 2023), que retrata as aventuras do rei do rock no mundo da espionagem ao lado de seu macaco mulherengo e usuário de cocaína. Na animação (não indicada para crianças), o personagem também se chama Scatter.


Na Casa Branca 

Carinhosamente conhecido como o 'Primeiro Gato', Socks foi o pet da família do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Além dele, muitos outros animais de estimação já moraram na Casa Branca, em Washington, desde cachorros, gatos e cavalos até ursos, tigres e crocodilos.

Socks, o gato de Bill Clinton - Obama White House Archives

 

Entre os presidentes americanos que já viveram na mansão, apenas três não tiveram animal: James K. Polk, Andrew Johnson e Donald Trump.


O melhor amigo 

Audrey Hepburn e seu yorkshire terrier, Mr. Famous, eram tão inseparáveis que o cãozinho chegou a ganhar uma participação especial no filme Funny Face, de 1957. Para a atriz, os cachorros eram parte essencial da felicidade.

A atriz e Mr. Famous - Getty Images

 

Não consigo pensar em nada que deixe alguém mais feliz do que abraçar, brincar e começar o dia com um cachorrinho quentinho", dizia. 

Ao longo da vida, Audrey foi fotografada com muitos cães diferentes, mas nenhum tanto quanto Mr. Famous.

 
curiosidades Elvis Presley Bill Clinton Calígula Salvador Dalí Rainha Vitória Incitatus Audrey Hepburn animais de estimação pets Babou Socks Mr. Famous Looty Scatter

Leia também

Irmãos Menendez: Veja os destaques do novo documentário da Netflix


Irmãos Menendez: A carta que ficou de fora da série da Netflix


Irmãos Menendez: Lyle e Erik Menendez têm filhos?


Top Gun: O que aconteceu com Val Kilmer?


Da Arca da Aliança a ouro nazista: Veja 5 tesouros que continuam perdidos


A artista que já ajudou a polícia a capturar mais de 1.000 criminosos