Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Titanic como você nunca viu: Vídeo recria os 10 andares do lendário navio

Especialista em animações em 3D, youtuber recriou os 10 andares de como era o Titanic no momento que deixou o porto de Southampton e revela segredos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 15/04/2024, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Titanic em 1912 e recriação em 3D da embarcação - Domínio Público e Reprodução/Video
Titanic em 1912 e recriação em 3D da embarcação - Domínio Público e Reprodução/Video

Navio mais famoso da história, o RMS Titanicnaufragou após colidir com um iceberg em sua primeira e única viagem através do oceano há exatos 112 anos — embora a colisão tenha acontecido no dia 14, apenas nas primeiras horas do dia seguinte foi que a embarcação sucumbiu para o fundo do mar. 

+ Naufrágio do Titanic completa 112 anos: Veja 5 curiosidades

Mas mesmo após mais de um século da tragédia, o Titanic está mais vivo do que nunca e não vamos precisar esperar até 2027 para ver mais detalhes da embarcação — ano em que o bilionário australiano Clive Palmer planeja inaugurar o Titanic II, que custará cerca de um bilhão de libras (aproximadamente, R$ 6,5 bilhões). 

Afinal, conforme repercute o Daily Mail, o youtuber Jared Owen, especialista em animações em 3D, recriou o icônico transatlântico exatamente como ela era pouco antes de partir do porto de Southampton em 10 de abril de 1912. 

Quando terminaram de construir o Titanic, era o maior navio do mundo", explica Owenno vídeo. 

“O navio foi projetado e construído há mais de 100 anos — o que significa que não havia computadores nem software de design 3D… Portanto, tudo isso foi projetado à mão, por mim. Isso é uma incrível engenharia e habilidade manuais”.

Para recriar o famoso RMS Titanic, descreve o veículo inglês, Jared se basou em fontes como o National Geographic, o site de referência da Encyclopedia Titanica e a edição Titanic da série de livros do Manual Haynes. Assim, ele usou um programa de criação em 3D para dar vida novamente ao transatlântico. 

Detalhes do RMS Titanic

No vídeo, Jared Owen mostra um tour completo por todos os 10 andares do Titanic, incluindo o do convés dos barcos no topo, que abrigava a maioria dos botes salva-vidas do navio.

Como explicado no vídeo, parte do motivo pelo qual o Titanic não tinha botes salva-vidas suficientes era que os projetistas não queriam “bagunçar” o convés do barco e “atrapalhar” a vista dos passageiros da primeira classe. 

Como todos sabemos, não ter botes salva-vidas suficientes foi uma péssima ideia", diz Owen.  

Imediatamente abaixo ficava o Convés A, também chamado de convés de passeio, que também era reservado exclusivamente para a primeira classe. Percorrendo a maior parte de todo o navio, o convés de passeio proporcionava mais espaço ao ar livre para passear e aproveitar a brisa do mar. 

Já no fundo ficava o convés “superior do tanque”, que abrigava motores e salas de caldeiras — sendo o primeiro a ser inundado quando o navio atingiu o iceberg. 

No vídeo, Owen também revelou alguns segredos do design do navio, incluindo um fato pouco conhecido sobre o quarto e último funil icônico com ponta preta: “Apenas três dos funis são usados; o quarto foi adicionado principalmente pela aparência”. 

Os construtores pensaram que poderia parecer mais poderoso com um quarto; no entanto, este quarto funil ainda é útil para a ventilação abaixo", explica. 

Outro fato interessante é que, na verdade, havia duas grandes escadarias no Titanic, ambas restritas aos passageiros da primeira classe. A grande escadaria dianteira, como no nome sugere, ficava na parte mais próxima da frente, entre o primeiro e segundo funil; já a escadaria traseira ficava na parte de trás, entre o terceiro e o quarto. 

A maior e mais grandiosa das duas era a frontal, que tinha o painel de parede de carvalho esculpido ornamentado com o relógio no centro — o mesmo cenário onde Jack e Rose se encontram no filme de sucesso de James Cameron de 1997. 

Bem ao lado da escadaria ficava o ginásio, que contava com equipamentos de última geração para a época, como máquina de remo e bicicletas mecânicas. O Titanic também contou com luxos como quadras de squash, banho turco, ginásio, barbearia e também a primeira piscina a bordo de um navio. 

Por fim, Owen explicou algo que muitos desconhecem: o significado de 'RMS' no prefixo oficial do navio. A sigla é 'Royal Mail Steamer', (algo como 'vapor do Correio Real') o que significa que o Titanic foi legalmente encomendado pela monarquia britânica para transportar cartas e encomendas. Afinal, o transatlântico transportava entre seis milhões e nove milhões de itens a bordo com destino a Nova York, segundo o Smithsonian National Postal Museum.

Obviamente, toda a correspondência do Titanic se perdeu com o naufrágio que ocorreu por volta das 2h20 da manhã de 15 de abril de 1912 — cerca de duas horas e 40 minutos após o impacto do iceberg. O trágico naufrágio matou cerca de 1.517 das 2.224 pessoas a bordo.