Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bebê Rena

Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'

Novo sucesso da Netflix, 'Bebê Rena' narra o tenso período em que o comediante Richard Gadd teve uma constante perseguidora em sua vida; entenda!

Martha, interpretada por Jessica Gunning em 'Bebê Rena' - Divulgação/Netflix
Martha, interpretada por Jessica Gunning em 'Bebê Rena' - Divulgação/Netflix

Nas últimas semanas, uma série que vem dado o que falar é 'Bebê Rena'. A produção mais assistida da plataforma de streaming desde seu lançamento, em 11 de abril, narra alguns acontecimentos assombrosos vividos, de verdade, por Richard Gadd, escritor e comediante escocês.

Na série, acompanhamos Donny — personagem inspirado e interpretado pelo próprio Gadd —, um comediante que trabalhava também como barman em um pub em Londres. Porém, sua vida mudaria depois que uma mulher chamada Martha (interpretada por Jessica Gunning) entrou no estabelecimento, alegando ser uma advogada de alto nível.

Estranhamente, apesar dessa qualificação certamente render um bom salário, ela não tinha como pagar nem por uma bebida. Foi então que Donny ofereceu-lhe uma xícara de chá por conta da casa — mas que, para ele, custaria muito mais do que poderia imaginar: aquela mulher se tornaria uma perseguidora que ele não conseguiria mais se desvencilhar.

+ Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real

Paralelos

Durante quatro anos e meio (na vida real), Gadd recebeu 41.071 e-mails, 744 tweets, cerca de 106 páginas de cartas e 350 horas de mensagens de voz da mulher, que ele não revela o verdadeiro nome para preservar sua identidade. Porém, mesmo que ele não tenha mencionado o nome de sua perseguidora em momento algum, não demorou muito para que a internet descobrisse a identidade dessa mulher.

Não bastasse isso, após toda a população que 'Bebê Rena' teve, a mulher falou recentemente ao Dailymail que Gadd fez a série com a intensão de "intimidar uma mulher mais velha na televisão por fama e fortuna", e também mencionou que já havia recebido "ameaças de morte e abusos online" dos apoiadores de Gadd.

Ele está usando 'Bebê Rena' para me perseguir agora", acrescentou ela ao veículo. "Eu sou a vítima. Ele escreveu um maldito programa sobre mim".

A tal 'Martha' da vida real, como ela mesma se refere, é uma mulher de 58 anos, que vive sozinha em um apartamento municipal no centro de Londres, e compartilha uma série de semelhanças com a personagem de 'Bebê Rena'. Ambas as figuras são cerca de 20 anos mais velhas que Gadd, além de usar uma linguagem altamente sexualizada na fala e na escrita.

Porém, os paralelos não se limitam a isso. Outro fato em comum é que, ainda no primeiro episódio, Donny procura por Martha no Google e descobre um histórico anterior de perseguição — o que também aconteceu com a mulher que Gadd alega tê-lo perseguido.

Martha em 'Bebê Rena' / Crédito: Divulgação/Netflix

Durante a entrevista ao Dailymail, a mulher também relembrou de comentários e piadas feitos pelo personagem de Gadd na série, praticamente idênticos a alguns que ela ouviu enquanto conversava com ele. Porém, ela nega alguns outros comentários que a personagem Martha faz em 'Bebê Rena'.

Cenário atual

Agora, a suposta "verdadeira Martha" nega que tenha sido realmente perseguidora de Gadd no episódio mencionado em 'Bebê Rena', e alega que o comediante sofre com a "síndrome do personagem principal":

Ele sempre pensa que está no centro das coisas. Não estou escrevendo programas sobre ele nem promovendo-os na mídia, estou? Se ele quisesse que eu fosse devidamente anônimo, ele poderia ter feito isso. Gadd deveria me deixar em paz", acrescenta ao Dailymail.

Ela também menciona que está considerando tomar medidas legais contra o comediante e a Netflix.

Martha em 'Bebê Rena' / Crédito: Divulgação/Netflix

Gadd, por sua vez, vem ressaltando em entrevistas que reconhece que 'Bebê Rena' pode ser uma série que provoque sua perseguidora, além de compreender o quanto a popularização do caso com a série da Netflix pode tornar a vida dessa mulher em um completo caos.

Por isso, ele vem insistindo nas últimas semanas que a intensão da série não era difamar assediadores como Martha, mas sim ressaltar a necessidade de atenção sobre esses casos.

"Por favor, não especulem sobre quem poderia ser qualquer uma das pessoas da vida real. Esse não é o objetivo do nosso show", escreveu Gadd em seu Instagram.