O histórico estaleiro da Harland and Wolff, em Belfast, na Irlanda do Norte, poderá encerrar suas atividades depois de decisão de parlamentar, entenda!
Publicado em 15/05/2024, às 15h29 - Atualizado em 17/05/2024, às 14h24
Mais de 160 anos depois, o histórico estaleiro da Harland and Wolff, em Belfast, na Irlanda do Norte, onde o Titanic foi construído, poderá ser fechado após o parlamentar do Partido Conservador, Jeremy Hunt, preparar o bloqueio de um pacote de ajuda de 200 milhões de libras (algo em torno de R$ 1,3 bilhões).
Com a medida, pessoas ligadas ao governo expressaram "sérios temores" de que a empresa pudesse entrar em colapso como resultado do corte de financiamento, o que influenciaria a história de séculos de construção naval na cidade.
Atualmente, a Harland and Wolff constrói navios para a Marinha Real britânica, como parte de um contrato de 1,6 bilhão de libras. Mas, caso a companhia encerre suas atividades, os navios poderiam ser construídos em um porto espanhol em Cádiz — o que marcaria a primeira vez na história naval britânica que uma embarcação de guerra fosse feita em um estaleiro estrangeiro.
A Harland and Wolff passa por problemas financeiros há décadas. Avaliada em cerca de 20 milhões de libras (R$ 130 milhões), a histórica empresa de construção naval recebeu o aval para um pacote de apoio no natal do ano passado.
Porém, conforme revelado pelo The Times, uma fonte do governo disse que Hunt pediu às autoridades que rejeitassem o pedido de empréstimo — que estava condicionado à aprovação da empresa nas verificações de auxílio estatal.