De acordo com as autoridades, o artefato continha 350 kg de explosivos e estava intacto desde a década de 1940
Enquanto realizava uma coleta com rede de arrasto na Escócia, uma embarcação de pescadores se deparou com uma surpreendente mina alemã da Segunda Guerra Mundial. De formado esférico, o perigoso item apresentava um aterro explosivo intacto, podendo ser acionada a qualquer momento.
Sabendo disso, o Grupo de Mergulho do Norte da Marinha Real se mobilizou para realizar uma implosão segura do item histórico, de maneira que não prejudicasse a região costeira. Após uma análise do Tenente Comandante do grupo, Mark Shaw, a melhor alternativa foi devolver a mina para a água e induzir a explosão.
"A partir das fotos iniciais, fomos capazes de identificar facilmente o tipo de mina e determinar de maneira importante que o aterro de explosivo estava intacto e, portanto, apresentava um perigo significativo. [...] Realizar uma explosão controlada é a única maneira segura de lidar com eles e neutralizar o perigo", disse Mark para a BBC.
The @RoyalNavy bomb disposal team from Northern Diving Group were in action today at #Ettrick Bay, Isle of #Bute, disposing of a German WW2 mine. The ordnance was trawled in the Firth of #Clyde & still contained 350kg of explosives. That equals a pretty Big Bang! 💥 pic.twitter.com/l7fOjFjTmP
— RN in Scotland (@RNinScotland) December 2, 2020
A detonação ocorreu na última quinta-feira, com a operação completamente documentada em vídeo — inclusive no momento da explosão, quando criou-se uma grande coluna d’água. “Em todos os momentos, o incidente foi tratado a fim de minimizar o risco para o público”, concluiu Mark.