Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / "O que Jennifer Fez?"

"O que Jennifer Fez?": Confira os relatos do pai de Jennifer Pan

Em novo documentário, a plataforma de streaming Netflix retrata um dos crimes mais chocantes do Canadá e a história de Jennifer Pan

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 11/04/2024, às 20h00 - Atualizado em 15/04/2024, às 07h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os pais de Jennifer (à esqu.) e a condenada (à dir.) - Arquivo pessoal e Divulgação
Os pais de Jennifer (à esqu.) e a condenada (à dir.) - Arquivo pessoal e Divulgação

Neste 2024, a Netflix retrata um crime que chocou o Canadá há 14 anos. Em 2010, Jennifer Pan foi acusada de orquestrar o assassinato de seus pais ao lado do namorado em Newmarket, Ontário.

No documentário "O que Jennifer Fez?", a plataforma de streaming retrata não só o crime, mas como a investigação concluiu que Pan participou de um plano sórdido para matar os próprios pais. Além de relatos de investigadores e pessoas próximas, a produção também conta com imagens de arquivo e depoimentos.

Ao prestar depoimentos, Jennifer chamou atenção das autoridades. Além de relatos conflitantes sobre a noite do crime, ela também parecia esconder o que mais sabia sobre o episódio que resultou na morte de sua mãe, Bich Pan, e um grave ferimento no rosto de seu pai, Hann Pan. Ele, que sobreviveu, testemunhou contra a filha.

A teia de mentiras que envolvia a relação da jovem com os familiares também levantaram mais desconfianças. Encurralada, a filha dos Pan confessou que participou do plano, entretanto, seu real objetivo era que ela fosse morte naquela noite. 

O caso rodou o mundo. A jovem e os comparsas foram condenados à prisão perpétua. Apenas conseguiriam solicitar a liberdade condicional depois de 25 anos. Foram condenados por homicídio em primeiro grau e tentativa de homicídio.

"Depois de entrarem com um recurso contra a sentença por homicídio doloso de Bich Ha Pan, os acusados ganharam o direito de um novo julgamento. Jennifer continua a alegar inocência", explica a cena final de "O que Jennifer Fez?".

Jennifer Pan - Divulgação

O pai

No entanto, a Netflix não dá mais detalhes sobre o que aconteceu com o pai de Jennifer, que não participa do documentário. No final, é apenas informado que ele conseguiu uma ordem restritiva vitalícia contra a filha. 

O pai foi a testemunha crucial para que as autoridades conseguissem desvendar o que aconteceu na noite de 8 de novembro de 2010. Ao sair do coma, ele revelou que viu a filha conversando tranquilamente com os invasores.

No tribunal, conforme repercutido pela CBC em 2014, Pan disse que foi acordado com uma arma apontada para sua cabeça e foi ordenado a sair de sua cama.

Ele [o invasor] conversou com minha filha. Eu não conseguia ouvir o que estava sendo dito, mas eles falavam baixinho", disse ele.

A vítima também disse que foi levada até o porão e alguém jogou um cobertor em sua cabeça. Em seguida, disparou próximo ao seu olho direito. Quando acordou, viu sua esposa sem vida no chão.

Os pais de Jennifer - Arquivo pessoal

Mentiras

Ao testemunhar, o pai da jovem também relembrou as mentiras inventadas por ela. No ensino médio, Jennifer falsificava o boletim e carregava a falsa imagem de 'melhor da turma'.

A mentira continuou quando chegou a época da faculdade. Enquanto Bich e Hann acreditavam que a filha se formou em farmácia e atuou como voluntária no Hospital for Sick Children, ela não tinha nem diploma do ensino médio e residia com o namorado, um traficante.

"Fiquei muito chateado porque todo o nosso esforço foi para ajudá-la a frequentar a escola e ela não", desabafou. "Eu disse a ela para encerrar o relacionamento com Danny Wong ou esperar até eu morrer."

O namorado de Jennifer, Daniel - Reprodução/Vídeo

Meses antes da brutal tentativa de assassinato, que terminou com a morte de Bich, Hann deu um ultimato a filha. Isso porque descobriu que ela ainda tinha contato com o namorado.

Você tem duas opções: primeiro, ficar em casa e ir para a escola. Segunda opção, você vai com Danny Wong e nunca mais volta", afirmou ele.

Não existem informações atuais sobre o pai de Jennifer. Entretanto, em comunicado repercutido pela CBC em 2015, ele disse que perdeu a esposa e a filha.

"Espero que minha filha pense sobre o que aconteceu com sua família e possa se tornar uma pessoa boa e honesta algum dia", lamentou.