Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ferrari

Ferrari: Como morreu Dino, o primeiro filho de Enzo?

'Ferrari' (2023), dirigido por Michael Mann e com Adam Driver no elenco, chegou nesta semana no Amazon Prime Video; confira a história real!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 21/06/2024, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Dino Ferrari e cena de 'Ferrari' (2023) - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Neon
Fotografia de Dino Ferrari e cena de 'Ferrari' (2023) - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Neon

Na última quarta-feira, 19, um dos filmes mais elogiados de 2023 chegou ao catálogo do Amazon Prime Video. 'Ferrari', dirigido por Michael Mann e com a presença de Adam Driver e Penélope Cruz no elenco, acompanha parte da história do homem que fundou aquela que seria a maior empresa automobilística do mundo, Enzo Ferrari (vivido por Driver).

Enzo Ferrari, vale mencionar, foi um ex-piloto de corrida italiano que marcou para sempre seu nome na história ao fundar a Ferrari. A obra é principalmente inspirada na biografia 'Enzo Ferrari: The Man and the Machine' ('Enzo Ferrari: o Homem e a Máquina', em tradução livre), publicado em 1991 e escrita por Brock Yates.

+ Além do automobilismo: A ligação da Ferrari com as duas guerras mundiais

Mesmo que você nunca tenha assistido ao filme, uma certeza que pode ter é que, por mais que surjam problemas, no fim a história ainda teria um desfecho positivo para Enzo Ferrari, sendo fundador de uma das empresas automobilísticas de maior referência no mundo. Porém, sua trajetória também foi marcada por momentos tristes.

Dino Ferrari

Uma das primeiras tragédias vividas por Enzo se deu ainda no início de sua juventude, quando, em 1916, seu pai e seu irmão morreram devido a uma gripe. Três anos depois, em 1919, ele iniciou sua carreira como piloto. Já em 1923 casou-se com Laura Ferrari — sua única esposa, mas não a única amante na vida —, interpretada no filme por Penélope Cruz.

Casado com Laura, Enzoprometeu que se aposentaria das corridas — devido ao risco de vida que os pilotos se expõem — caso tivesse um filho. E de fato, foi o que ele fez: em 19 de janeiro de 1932 nascia em Módena, na Itália, Alfredo "Dino" Ferrari, que herdaria a maior conquista profissional de seu pai.

Dino, de fato, já era destinado a ser o herdeiro da Ferrari. Já era imaginado pelo pai que ele assumiria a liderança; inclusive, Dino seria importante para a empresa: se formou em engenharia e, ao contrário de seu pai, aprendeu a falar inglês.

Porém, durante sua adolescência ele recebeu um diagnóstico que mudou tudo: distrofia muscular de Duchenne, "uma das formas mais graves de distrofias musculares hereditárias", segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Dino e Enzo Ferrari / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Doença

Após o diagnóstico, a vida de Dino começou a tomar um rumo diferente, explica o Screen Rant. A distrofia muscular de Duchenne, vale mencionar, é um distúrbio hereditário de fraqueza muscular, que leva à degradação gradual dos músculos, podendo levar até a morte.

Em 1955, Dino passou grande parte do ano acamado, pois, seus músculos haviam regredido e ele começava a enfrentar dificuldades em tarefas comuns da rotina. Ele seguiu como um amante de carros, mesmo em seus dias finais. Morreu com apenas 24 anos em 30 de junho de 1956, na mesma cidade em que nasceu, Módena.

Dino Ferrari / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Legado

Mesmo que a morte de Dino tenha sido precoce, ele ainda seria homenageado por seu pai, também marcando a história da companhia. Em 1957, a série de carros Ferrari Dino foi lançada em sua homenagem, e parou de ser produzida somente em 1976.

Já o destino da empresa Ferrari coube a outra pessoa que, até aqui, sequer foi citada na história: Piero Ferrari. Hoje, com 79 anos, ele é fruto do posterior relacionamento de Enzo com Lina Lardi (Shailene Woodley), e herdou a automobilística de seu pai biológico.