Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Golfe

Alan Shepard, o astronauta que jogou golfe na Lua

Alan Shepard entrou para a história por um fato peculiar: deu a primeira tacada de golfe da história da Lua

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 29/10/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alan Shepard em fotografia da NASA, com traje espacial, e em fotografia posterior, jogando golfe na Terra - Foto por NASA pelo Wikimedia Commons / Getty Images
Alan Shepard em fotografia da NASA, com traje espacial, e em fotografia posterior, jogando golfe na Terra - Foto por NASA pelo Wikimedia Commons / Getty Images

A missão espacial mais famosa da história da humanidade é a lendária Apollo 11 que, no dia 20 de julho de 1969, levou os astronautas estadunidenses Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua — e foi marcada pela famosa frase de Armstrong: "esse é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade".

No entanto, outras expedições à Lua foram feitas posteriormente, como a Apollo 12 — que levou, com sucesso, os astronautas Pete Conrad, Richard Gordon e Alan Bean ao solo lunar — e a Apollo 14, tripulada por Alan Shepard, Stuart Roosa e Edgar Mitchell. A Apollo 13 não obteve sucesso na missão.

Mas definitivamente, mesmo que a Apollo 14 não seja a missão espacial mais famosa, vivendo à sombra da Apollo 11, para um grupo específico de pessoas ela definitivamente possui um grande valor histórico: os golfistas. Isso porque, no dia 6 de fevereiro de 1971, o astronauta americano Alan Shepard protagonizou uma cena única na história: deu duas tacadas de golfe na Lua.

Fotografia da NASA de Alan Shepard, astronauta que deu duas tacadas de golfe na Lua
Fotografia da NASA de Alan Shepard, astronauta que deu duas tacadas de golfe na Lua / Crédito: Foto por NASA pelo Wikimedia Commons

A missão e o campo de golfe

A expedição feita pela Apollo 14 foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 1971. Nela, os astronautas Alan Shepard, Stuart Roosa e Edgar Mitchell partiram do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, em direção ao satélite natural da Terra.

Porém, pouco antes do fim da missão, Shepard decidiu transformar o solo lunar no que seria, provavelmente, o campo de golfe mais inacessível de toda a humanidade. "Houston, você deve reconhecer o que tenho em minhas mãos", anunciou o astronauta no fatídico momento, de acordo com conversa transcrita pela NASA, e informado pelo portal UOL Esportes.

Na ocasião, Shepard segurava uma ferramenta dobrável utilizada, a princípio, para recolher amostras de rochas lunares. Mas havia um detalhe: o astronauta havia adaptado o instrumento, para que se pudesse acoplar a cabeça de um taco de golfe.

Acontece de ter um ferro seis [uma das medidas de taco utilizados no golfe] genuíno na parte inferior. Na minha mão esquerda, tenho uma pequena bolinha branca que é familiar a milhões de americanos", seguiu dizendo o astronauta, enquanto exibia uma bola de golfe que carregava dentro de uma meia.

Quando finalmente foi realizar o que viria ser 'a tacada de golfe mais importante da história da humanidade', no entanto, a tarefa se mostrou mais complicada do que o previsto, visto que só seu traje espacial pesava mais de 90 kg. "Infelizmente, o traje é tão rígido que não posso fazer isso com as duas mãos", disse o astronauta em comunicação com os parceiros.

A primeira tentativa não foi muito promissora: Shepard "pegou mais sujeira do que bola dessa vez", brincou o astronauta Edgar Mitchell, que acompanhava tudo de perto. Já em uma segunda tentativa, ele até conseguiu acertar a bola, mas de maneira bem pior que o esperado.

Foi só na terceira tacada que Shepard ficou finalmente satisfeito com o desempenho, acertando a bola em cheio e vendo-a entrar em órbita. "Milhas e milhas e milhas", disse — o que não foi bem verdade, mas poderia ser, visto que na atmosfera e gravidade da Lua seria possível, com uma "tacada perfeita", lançar a bola a aproximadamente 2,5 milhas (pouco menos de 4 km), em um trajeto que ela ficaria mais de um minuto no ar.

Por que fazer isso?

O motivo para Alan Shepard decidir arriscar tacadas de golfe em pleno solo lunar, no entanto, não é de todo aleatório. A ideia surgiu durante uma visita do comediante Leslie Townes Hope, conhecido como Bob Hope, à NASA antes da missão.

Em uma brincadeira, Hope simulou um 'swing' — movimento de rotação realizado por jogadores de golfe antes de uma tacada —, o que despertou a curiosidade de Shepard, que já costumava praticar o esporte. Então, com muito esforço, o astronauta conseguiu convencer seus superiores a aceitar a execução da ideia durante a Apollo 14.

Como jogador de golfe, fiquei intrigado antes do voo pelo fato de que a bola, se fosse batida com a mesma velocidade que acontece em um clube, iria seis vezes mais longe", contou Alan Shepard em entrevista, anos mais tarde. "Eu pensei: que lugar legal para bater uma bola de golfe."

Marco histórico

Mais tarde, no ano de 1974, Alan Shepard doou o kit que utilizou em sua façanha espacial ao Museu e Biblioteca de Golfe da USGA (Associação de Golfe dos Estados Unidos). Os itens ficam exibidos em Liberty Corner, em Nova Jersey, ao lado de outros artefatos históricos do esporte — exceto pelas bolas, que, segundo o próprio astronauta em entrevista realizada em 1991, ainda estão na Lua.

Alan Shepard, astronauta que jogou golfe na Lua, em fotografia de 1995
Alan Shepard, astronauta que jogou golfe na Lua, em fotografia de 1995 / Crédito: Getty Images

"Obviamente, isso foi considerado um desses momentos realmente humanos na exploração científica e gerou muito interesse nas pessoas, não apenas na comunidade esportiva, mas porque representa um marco cultural americano", disse Victoria Nenno, historiadora da USGA, ao USA Today.

"Você pode ver que os esportes são tão importantes para a cultura americana, tão importantes na verdade, que são usados para demonstrar a ciência neste momento de grande exploração científica."

Alan Shepard veio a falecer em 1998, aos 74 anos de idade, na Califórnia, vítima de leucemia.