Segundo a Conferência Episcopal Espanhola, a decisão do bispo de deixar o cargo se deu por razões 'estritamente pessoais'
Aos 52 anos, Xavier NovellGomà renunciou ao seu cargo de bispo de Solsona, uma cidade na Espanha. Nesta segunda-feira, 23, o Papa Francisco aprovou a saída do religioso, que era conhecido por dizer frases que atacavam a homossexualidade.
Segundo repercutido pelo Terra, uma dessas declarações foi que "a homossexualidade pode ser relacionada a uma figura paterna ausente e distante", por exemplo. Xavier teria pedido desculpas posteriormente aos “pais de homossexuais que se sentiram mal por conta das declarações", mas afirmou que queria “apresentar sem medo a visão cristã”.
De acordo com a nota publicada pela Conferência Episcopal Espanhola, Novell teria tomado a decisão de abandonar o cargo após “um período de reflexão, de discernimento e de oração”. Suas razões seriam “estritamente pessoais”, segundo o comunicado.
O Papa Francisco também determinou que a posição de bispo de Solsona passará a ser administrada por Romà Casanova Casanova, o bispo de Vic, outra região na Espanha.