Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Rara moeda de ouro medieval é encontrada na Polônia

Raro florim renano de ouro datado do século 15 foi encontrado nas proximidades de Kamień Pomorski, na Pomerânia Ocidental

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 18/10/2024, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas de ouroencontradas - Divulgação
Moedas de ouroencontradas - Divulgação

Um entusiasta da história fez uma descoberta notável nas proximidades de Kamień Pomorski, na Pomerânia Ocidental, Polônia: um raro florim renano de ouro, datado do início do século 15.

Membro da Associação de Exploração de Santa Crádula, Daniel Kwaśniakencontrou a moeda durante uma pesquisa autorizada de detecção de metais, supervisionada pelo Conservador Provincial de Monumentos em Szczecin. Enterrada a apenas 10 centímetros de profundidade, a moeda impressionou funcionários do Museu de História da Terra de Kamień (MHZK) por seu excelente estado de preservação e valor histórico.

De acordo com o portal Archaeology News, o florim remonta ao período entre 1429 e 1430, durante o governo de Otto von Ziegenhein, arcebispo de Trier. Otto foi uma figura de destaque no Sacro Império Romano-Germânico, exercendo influência tanto política quanto religiosa.

A frente da moeda mostra Otto em vestes litúrgicas, fazendo um gesto de bênção, com a inscrição em latim "OTTONIS ARCPI'TR", que se refere a Otto como arcebispo de Trier. O outro lado exibe o escudo heráldico de Trier, com a inscrição que identifica a moeda como sendo cunhada em Offenbach.

Medindo 28 milímetros de diâmetro e apenas 0,7 milímetros de espessura, a moeda é um importante símbolo das complexas relações comerciais e políticas do século 15. Florins renanos, amplamente utilizados no comércio de longa distância, circularam por diversas regiões da Europa, como Boêmia, Hungria, Suíça, Holanda e França, o que torna a descoberta na Polônia ainda mais significativa.

Importância

O MHZK destacou a importância desse achado, ressaltando que ele demonstra os intensos contatos comerciais e políticos entre a Pomerânia e a Europa Central na época. A moeda pode ter chegado à região através do comércio ou ser parte de um tesouro maior escondido durante conflitos armados.

Agora, o florim renano se junta à coleção de moedas de ouro do museu, sendo o terceiro achado deste tipo na região, após descobertas de moedas de 1794 e 1777.

A expectativa é que essa descoberta incentive mais pesquisas sobre a história da Pomerânia e seu papel nas trocas comerciais da época.