Segundo pesquisa, a conversa com baleias pode ser passo importante para que talvez, um dia, os humanos possam se comunicar com a vida fora da Terra
Uma pesquisa recente afirmou que "conversas" entre baleias jubarte e seres humanos fornecem importantes informações sobre como nós poderemos um dia nos comunicar com a vida fora da Terra.
Pesquisadores do Instituto SETI, da Universidade da Califórnia Davis e da Alaska Whale Foundation recentemente "conversaram" com uma baleia jubarte chamada Twain utilizando-se de um alto-falante subaquático e gravaram uma chamada de "contato" de jubarte. O animal prontamente respondeu ao chamado dos pesquisadores combinando as variações de intervalo entre os sinais de cada chamada de reprodução durante um período de 20 minutos.
"Devido às limitações atuais da tecnologia, uma suposição importante da busca por inteligência extraterrestre é que os extraterrestres estarão interessados em fazer contato e, assim, atingir receptores humanos", disse Laurance Doyle, coautor do estudo do Instituto SETI, em comunicado. "Essa importante suposição certamente é apoiada pelo comportamento das baleias jubarte."
De acordo com o portal Live Science, as respostas de Twain a cada conversa mostram um nível sofisticado de compreensão e interação. Vale destacar que o animal se aproximou e circulou o barco da equipe ao ouvir a chamada. O estudo aponta que o ato de combinar as variações de intervalo entre cada chamada espelha um estilo de conversação semelhante ao humano.
"As baleias jubarte são extremamente inteligentes, têm sistemas sociais complexos, fabricam ferramentas - redes de bolhas para capturar peixes - e se comunicam extensivamente com canções e chamadas sociais", disse Fred Sharpe, coautor do estudo da Alaska Whale Foundation, no comunicado.
A equipe responsável pela pesquisa aplicará princípios da teoria da informação a fim de desenvolver filtros que possam ajudar no processamento de sinais extraterrestres e na busca por vida inteligente fora da Terra.