Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Olimpíadas

Olimpíadas: Confira o que acontece com os equipamentos utilizados no evento

Colchões, móveis e até mesmo a areia utilizada nos jogos de vôlei de praia serão reutilizados após os Jogos Olímpicos de Paris

A torre Eiffel com os anéis olímpicos - Getty Images
A torre Eiffel com os anéis olímpicos - Getty Images

Ao longo das décadas, as Olimpíadas têm sido frequentemente criticadas como um “desperdício monumental”, com estádios inteiros muitas vezes abandonados e degradando após a conclusão dos eventos. No entanto, Paris se comprometeu a adotar uma abordagem diferente. 

Em vez de construir novas infraestruturas, a cidade usou locais temporários e exigiu que os fornecedores sugerissem uma “segunda vida” para os equipamentos fornecidos, que vão desde bolas de tênis até a areia para o vôlei de praia.

Antes de encomendar qualquer coisa, pensamos no que essa coisa se tornaria depois", afirmou Georgina Grenon, diretora de sustentabilidade de Paris 2024, à AFP.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, o primeiro passo foi fazer um inventário de tudo o que era necessário para o maior espetáculo do mundo. “É semelhante a organizar um casamento. Se você sabe que terá 100 convidados, então precisa de dez mesas, 100 cadeiras, e assim por diante,” explica a diretora.

Segunda vida

No início do processo de aquisição, sempre que os organizadores de Paris-2024 lançavam uma licitação, ela incluía uma cláusula exigindo que os fornecedores apresentassem um plano para a “segunda vida” de seus produtos.

“Fizemos isso para que eles pudessem entender que não estávamos apenas procurando comprar um objeto. Então, cabia a eles nos propor o melhor modelo”, acrescentou Grenon.

Muitas das instalações e equipamentos utilizados nas Olimpíadas serão imediatamente transferidos para as Paralimpíadas, que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro. Após esse período, eles serão destinados a “novos lares”. Por exemplo, a areia extrafina usada na quadra de vôlei de praia em frente à Torre Eiffel, um dos locais mais icônicos dos Jogos, foi prometida a um clube na região de Paris.

Grenon também afirmou que o comitê organizador garantiu planos de reutilização para 90% dos seis milhões de itens, com acordos finais sendo negociados para o restante. Parte dos planos inclui oferecer aos fãs a chance de adquirir souvenirs, como as bandeiras usadas durante as cerimônias de premiação ou as tochas utilizadas no revezamento antes dos Jogos.