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Notícias / Avião

Mesma aeronave que caiu em São Paulo perdeu o controle em 1994 nos EUA

Avião do mesmo modelo que caiu no interior de São Paulo perdeu o controle em rota com condições severas de gelo

por Giovanna Gomes
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Publicado em 10/08/2024, às 08h22

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Simulação dos últimos momentos do voo 4184 - Divulgação
Simulação dos últimos momentos do voo 4184 - Divulgação

Uma das possíveis causas do acidente envolvendo o avião da Voepass, que transportava 58 passageiros e 4 tripulantes, é a formação severa de gelo na aeronave. Este problema já foi responsável por outro acidente fatal com uma aeronave similar, o voo 4184 da American Eagle, que ocorreu em 31 de outubro de 1994. O ATR-72, que operava a rota de Indianápolis a Chicago, perdeu o controle devido a condições extremas de gelo e caiu em um campo perto de Roselawn.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, havia uma área de baixa pressão no centro-oeste de Indiana às 18:00, hora local, com temperaturas na região do voo 4184 em torno de 3 graus Celsius e umidade significativa. No norte de Indiana, as temperaturas estavam próximas de -4 graus Celsius com alta umidade.

O mau tempo em Chicago causou atrasos e o voo 4184 foi mantido em espera a 3.000 metros, onde encontrou chuva congelante, uma condição que causa formação rápida de gelo.

Segundo informações do portal O Globo, durante a descida para 2.400 metros, a aeronave emitiu um aviso de excesso de velocidade devido aos flaps estendidos. Após retraí-los, o avião sofreu uma rotação brusca e desengatou o piloto automático.

Dados do gravador de voo mostram que o avião rolou totalmente para a direita e desceu rapidamente até o impacto. O sistema de alerta de proximidade do solo soou, seguido por um aumento abrupto no elevador de nariz. O impacto com o solo ocorreu a uma velocidade indicada de 694 km/h.

Causa

O National Transportation Safety Board (NTSB) dos EUA concluiu que a perda de controle foi causada por uma reversão repentina do aileron devido ao acúmulo de gelo, além da falta de informações adequadas sobre os efeitos da precipitação congelante e a supervisão inadequada da aeronave. Em resposta, a FAA emitiu Diretrizes de Aeronavegabilidade em abril de 1996, revisando procedimentos operacionais e sistemas de degelo para aeronaves turboélices.