Jovem de 23 anos que havia sido visto pela última vez no dia 26 de dezembro foi encontrado com vida nesta quarta-feira, 8
Um jovem alpinista de 23 anos desaparecido desde o dia 26 de dezembro, foi encontrado vivo no remoto parque nacional Kosciuszko, na Austrália. Hadi Nazari foi localizado por volta das 15h15 desta quarta-feira, após cruzar o caminho de um grupo que caminhava pela trilha do circuito próximo ao Blue Lake, informou a polícia.
"As circunstâncias que acreditamos no momento são que ele chamou alguns caminhantes que estavam na área. Ele disse a eles que estava perdido no mato e estava com sede", explicou o comandante distrital da polícia de Riverina, Supt Andrew Spliet, de acordo com o The Guardian. Segundo Nazari, ele encontrou uma cabana nas montanhas com duas barras de muesli, que foram sua única fonte de alimento durante o período.
"Os detalhes adicionais sobre onde ele esteve e como ele realmente cuidou de si mesmo ainda não foram determinados", acrescentou Spliet. Apesar da escassez de alimentos, a presença de riachos na região garantiu o acesso à água.
Nazari foi avaliado por paramédicos no acampamento base de busca, cerca de 10 km do local onde foi encontrado, e levado a um hospital para exames detalhados. A polícia planeja interrogá-lo para entender os detalhes de sua experiência.
O jovem foi visto pela última vez por amigos descendo a trilha Hannels Spur no dia 26 de dezembro, por volta das 14h30. Quando não chegou ao acampamento Geehi conforme planejado, seus dois amigos, de 23 e 24 anos, iniciaram as buscas.
A operação de resgate envolveu mais de 300 pessoas de várias agências. Durante as buscas, itens que se acreditava pertencer a Nazari, como bastões de caminhada, lixo e uma câmera, foram encontrados em diferentes pontos, incluindo próximo aos rios Kosciuszko e Geehi.
Josh Broadfoot, inspetor distrital da polícia de Riverina, celebrou o desfecho positivo. "Queremos agradecer às nossas agências parceiras de serviços de emergência, voluntários e membros do público por sua assistência. Nunca perdemos a esperança de encontrá-lo e estamos entusiasmados por podermos devolvê-lo em segurança à sua família", disse.
A trilha Hannels Spur, onde Nazari foi visto pela última vez, é considerada uma das subidas mais desafiadoras da Austrália, com 1.800 metros de ganho de elevação, de acordo com os guias de caminhada.