Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Máfia

Irmã de chefe da máfia siciliana é condenada a 14 anos de prisão

Presa há um ano, Rosalia Messina Denaro desempenhou papel operacional crucial no clã comandado por seu irmão, Matteo Messina Denaro

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 11/07/2024, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matteo Messina Denaro e sua irmã, Rosalia - Divulgação
Matteo Messina Denaro e sua irmã, Rosalia - Divulgação

Rosalia Messina Denaro, irmã do ex-chefe da máfia sicilianaMatteo Messina Denaro, foi condenada a 14 anos de prisão por associação mafiosa. Matteo, um dos líderes mais violentos da Cosa Nostra, morreu em 2023 depois de ser preso após três décadas de fuga.

Presa há um ano, Rosalia era a confidente e "alter ego" de Matteo, desempenhando um papel operacional crucial no clã, especialmente nos últimos anos da fuga de seu irmão, como destacou o portal O Globo.

Descrita pela promotoria de Palermo como imersa em uma cultura mafiosa ortodoxa, Rosalia transmitia os "pizzini" – mensagens manuscritas com ordens ou mensagens pessoais. A polícia descobriu uma dessas mensagens detalhando cuidados médicos para um homem com câncer, o que levou à captura de Matteo.

Liderança

Rosalia, junto com suas irmãs e outros familiares, ajudou a manter a dinastia criminosa dos Messina Denaro. Ela assumiu responsabilidades operacionais após a prisão de sua irmã Anna Patrizia, em 2018, cobrando dinheiro de extorsões e defendendo os interesses do irmão na Cosa Nostra.

Embora tradicionalmente a máfia fosse dominada por homens, algumas mulheres, como Rosalia, desempenharam papéis fundamentais para a organização criminosa.