"Till - A Busca por Justiça" conta a trajetória do jovem negro brutalmente assassinado em 1955 após falsa acusação
O filme "Till - A Busca por Justiça", cinebiografia que trilha a tragédia de Emmitt Till, foi disponibilizado em serviço de streaming na última quarta-feira, 14, após aclamação crítica em festivais e sucesso nos cinemas. Dirigido por Chinonye Chukwu, o longa-metragem conta não apenas a tragédia com o jovem negro, mas a luta de sua mãe pelo reconhecimento correto do caro.
No Brasil, a obra chegou com exclusividade no streaming pela Amazon Prime Video, já estando disponível para assinantes. Contudo, não assinantes também podem assistir a obra pela plataforma com as opções de compra e aluguel. Além disso, a Amazon oferece um teste gratuito de 30 dias.
O filme, com duração de 2h 11min e classificação indicativa de 14 anos, ilustra caso chocou o mundo em 1955 e acabou se tornando um evento catalisador para o Movimento dos Direitos Civis. Na ocasião, Carolyn Bryant Donham, uma mulher branca, acusou falsamente o adolescente negro Emmett Till, então com 14 anos, de assobiar e assediá-la, levando ao seu linchamento fatal.
A mãe de Till, Mamie Till Mobley, insistiu em um funeral de caixão aberto para que o mundo pudesse testemunhar a brutalidade infligida ao corpo de seu filho de 14 anos, cujas fotos foram publicadas pela revista norte-americana Jet. O caso ganhou repercussão e Mamie se tornou um símbolo pela luta antirracista, como ilustra o filme.