Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 2 Corações

A emocionante história real que inspirou o filme 2 Corações

Baseado em histórias verdadeira, '2 Corações', que será exibido pela TV Globo nesta sexta-feira, 27, chama atenção

Éric Moreira Publicado em 27/05/2023, às 09h00 - Atualizado em 27/09/2024, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chris Gregory e Sam Peters, um casal protagonista em '2 Corações', interpretado por Jacob Elordi e Tiera Skovbye - Reprodução/Netflix
Chris Gregory e Sam Peters, um casal protagonista em '2 Corações', interpretado por Jacob Elordi e Tiera Skovbye - Reprodução/Netflix

Baseado em histórias verdadeiras, o filme '2 Corações', que mistura drama com romance, será exibido pela TV Globo nesta sexta-feira, 27.

Com Jacob Elordi, Tiera Skovbye, Adan Canto e Radha Mitchell no elenco, o filme foi lançado no ano de 2020, sob a direção de Lance Hool. Segundo a sinopse, "em histórias de amor paralelas, as vidas do universitário Chris e do rico empresário Jorge se cruzam em uma profunda reviravolta do destino".

A trama de '2 Corações', no caso, é baseada na história contada no livro 'All My Tomorrows: A Story of Tragedy, Transplant, and Hope' ('Todos os Meus Amanhãs: Uma História de Tragédia, Transplante e Esperança', em tradução livre), lançado em 2017 e escrito por Eric Gregory, pai do verdadeiro Chris, que divide o protagonismo no longa. 

Vidas conectadas

Como mostra o filme, Chris Gregory era um jovem de 19 anos com uma vida comum e, em dado momento, conhece Sam Peters. Eventualmente, conforme a história avança, os dois criam interesses amorosos um pelo outro, e um romance surge entre eles.

Chris Gregory e Sam Peters em '2 Corações'
Chris Gregory e Sam Peters em '2 Corações' / Crédito: Reprodução/Netflix

Porém, o que ninguém espera enquanto assiste essa bela — e, até então, comum — história de amor, é o derradeiro momento em que Chris, ainda jovem, sofre com um aneurisma cerebral e morre.

Depois da morte de Chris, um procedimento comum foi realizado: ele teve vários de seus órgãos removidos e doados para sete pessoas diferentes. E entre essas pessoas que receberam órgãos, está Jorge Bacardi, uma das pessoas do segundo casal que é protagonista da história.

O filme acompanha a história de Jorge a partir de um romance que vivera com a comissária de bordo Leslie, interpretada por Radha Mitchell. Porém, o personagem de Adan Canto vive outro drama paralelo: enfrenta um grave problema pulmonar, diagnosticado — erroneamente — como fibrose cística.

Jorge e Leslie, em '2 Corações'
Jorge e Leslie, em '2 Corações' / Crédito: Reprodução/Netflix

Porém, quando está próximo dos 40 anos, já casado com Leslie, é confirmado em um novo diagnóstico que mostra que aquele não era o diagnóstico que assolava a vida de Jorge. Na ocasião, ele descobre que sua doença se chama discinesia ciliar primária, uma desordem pulmonar não só rara, como também bastante perigosa.

Foi só aos 64 anos que ele teve uma virada em sua vida: depois da morte de Christopher Gregory, citado no começo do texto, ele tem a vida salva graças aos pulmões doados pela família. E foi assim que as duas tramas narradas em '2 Corações', inspiradas em histórias reais, se conectaram.

Fora da história

Após o transplante, Jorge ainda viveu mais de 10 anos com os pulmões que pertenceram à Chris. Durante esse período, criou ao lado de sua esposa a Gabriel House of Care, uma fundação sem fins lucrativos que oferece auxílio a pessoas na fila de espera de transplantes de órgãos. 

Além disso, Jorge e Leslie também colaboraram com a produção de '2 Corações', filme que agora é um sucesso na Netflix. Infelizmente, o homem faleceu pouco antes da estreia do filme, em setembro de 2020, aos 76 anos.