Sessão especial do filme, que já foi exibido em importantes festivais, contará ainda com debate com a presença do diretor do longa; saiba quando e onde!
O filme “A Paixão Segundo G.H.”, uma adaptação do livro homônimo da escritora Clarice Lispector, será exibido em sessão gratuita na cidade de São Paulo, no próximo dia 10.
A exibição ocorrerá na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA, localizada na Rua José Bento, 106, Cambuci, São Paulo (SP), às 19h. Após a sessão haverá um debate com a presença do diretor do longa Luiz Fernando Carvalho, da roteirista Melina Dalboni e da crítica literária Yudith Rosenbaum. Para participar do evento é necessário se inscrever previamente no Portal da Floresta Ativista através deste link.
O filme, que tem como protagonista Maria Fernanda Candido, já foi exibido em importantes festivais nacionais e internacionais, e estreou mundialmente em 14 de fevereiro. A sessão coincide com os 60 anos da primeira edição do livro de Lispector, publicado em 1964 em meio à ditadura militar.
“Tem sido um enorme aprendizado de como devemos pensar o cinema independente atualmente, de como fazer com que o cinema independente assuma a missão de resistência cultural diante de um mercado que segue sendo cada vez mais um representante dos interesses e corporações americanas, que invadem nossas salas, expulsam nossos filmes semanalmente", diz Luiz Fernando Carvalho.
Pensar além do filme em si é algo que me interessa muito. Talvez surja daí a linguagem do próprio filme. Uma linguagem que vai na contracorrente das narrativas hegemônicas”, conclui o diretor.
Ambientado no Rio de Janeiro de 1964, “A Paixão Segundo G.H.” narra a jornada de G.H., uma escultora da elite de Copacabana, que decide arrumar seu apartamento após o término de uma paixão. Ao se deparar com uma barata no quarto de serviço, G.H. é levada a uma profunda reflexão sobre sua própria existência e os preconceitos enraizados na sociedade.