Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tarsila do Amaral

Além de 'Autorretrato I': Exposição terá dez obras de Tarsila do Amaral

Mostra reúne 11 obras da artista modernista e retrata sua trajetória até os anos 1950; homenagem estará em Campos do Jordão, São Paulo

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 05/07/2024, às 18h07 - Atualizado às 20h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tarsila do Amaral - Getty Images
Tarsila do Amaral - Getty Images

A exposição "Centenário Autorretrato I de Tarsila do Amaral" abre no próximo sábado, 6, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, celebrando os 100 anos do icônico "Autorretrato I" da renomada artista modernista Tarsila do Amaral.

A mostra oferece um panorama da produção da artista até os anos 1950, exibindo 11 obras pertencentes ao Acervo dos Palácios, departamento da Secretaria da Casa Civil.

A exposição apresenta uma linha do tempo da carreira de Tarsila, começando com "A Samaritana" de 1911, que representa sua fase acadêmica. A evolução artística da modernista é destacada, passando pela fase antropofágica e culminando em 1954 com "Estudo de Procissão".

Além de suas próprias obras, a mostra inclui retratos de contemporâneos importantes, como a escritora portuguesa Fernanda de Castro e o poeta paulista Mário de Andrade, que foram próximos da artista.

Comemorações

A exposição "Centenário Autorretrato I de Tarsila do Amaral" é parte das comemorações dos 60 anos do Palácio Boa Vista e ficará em cartaz até 15 de setembro. Coincidindo com esta data, será inaugurada a exposição "Olhar a Terra, Ver o Céu", que abre uma nova sala no palácio dedicada a exposições temporárias de artistas contemporâneos.

Com curadoria de Rachel Vallego, "Olhar a Terra, Ver o Céu" propõe uma reflexão sobre a paisagem na arte contemporânea, reunindo 41 obras de quatro artistas: Danielle Noronha, Henrique Detomi, Maurício Parra e David Almeida. A exposição estará aberta ao público até 6 de outubro.


*Sob supervisão;