Pentágono deu início a um processo de exclusão de conteúdos relacionados à diversidade, até mesmo de publicações que apenas contam com menções à palavra “gay”
Milhares de fotos e postagens das Forças Armadas dos Estados Unidos estão sendo removidas de plataformas online após uma ordem do presidente Donald Trump, conforme revelou a agência de notícias Associated Press. O Pentágono iniciou o processo de exclusão de conteúdos relacionados a diversidade, equidade e inclusão (DEI), afetando publicações que, em muitos casos, incluem apenas menções à palavra “gay”.
Entre as imagens marcadas para remoção está uma foto histórica do B-29 Enola Gay, avião que lançou a primeira bomba atômica sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Outras fotos envolvidas no processo de exclusão incluem registros de um projeto de dragagem do Corpo de Engenheiros do Exército na Califórnia, aparentemente por causa do sobrenome de um dos engenheiros retratados: “Gay”.
De acordo com o portal UOL, até mesmo imagens de peixes se tornaram alvo da revisão. Em uma das postagens, biólogos do Corpo de Engenheiros do Exército aparecem catalogando dados sobre peixes, incluindo peso, tamanho, incubação e gênero — motivo suficiente para a inclusão na lista de remoção.
Segundo a AP, o Pentágono trabalha para excluir mais de 26 mil imagens e postagens de redes sociais e sites oficiais. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, estabeleceu o prazo até quarta-feira para que os militares retirem todos os conteúdos que destaquem iniciativas de diversidade e inclusão, seguindo a ordem executiva de Trump.
A maior parte do material removido envolve publicações que celebram ou reconhecem mulheres e minorias, além de datas comemorativas voltadas para as comunidades negra e hispânica.
Ao ser questionado pela agência, o porta-voz do Pentágono, John Ullyot, afirmou que a operação está sendo bem recebida pelo Departamento de Defesa.
“Estamos satisfeitos com a rápida conformidade em todo o Departamento com a diretiva que remove conteúdo DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) de todas as plataformas. Nos raros casos em que o conteúdo removido está fora do escopo claramente delineado da diretiva, instruímos os componentes adequadamente”, declarou.