Cinthia Ribeiro, do PSDB, que havia assumido o cargo em 2018 após a renúncia de Carlos Amastha, foi reeleita no primeiro turno
Somente uma de 26 capitais brasileiras elegeu uma mulher como prefeita nas últimas eleições.Cinthia Ribeiro, candidata do PSDB eleita no primeiro turno, governará a cidade de Palmas pela segunda vez consecutiva. Ela assumiu o cargo em 2018 após a renúncia de Carlos Amastha, do PSB.
O cenário é semelhante aos de 2012 e 2016, quando Teresa Surita foi à única mulher a vencer uma prefeitura de capital, elegendo-se em Boa Vista (RR). Fora das capitais, sete mulheres venceram no 2º turno.
Das 13 capitais onde houve segundo turno, apenas cinco tinham a presença feminina na disputa, mas todas as candidatas foram derrotadas. As que mais chegaram mais perto da vitória foram Cristiane Lopes, do PP, com 45,55% dos votos em Porto Velho (RO) e Manuela D'Ávila, do PCdoB, com 45,37% em Porto Alegre (RS).
De acordo com dados divulgados no mês passado pela agência Fiquem Sabendo, somente sete mulheres haviam sido eleitas prefeitas de capitais brasileiras nos últimos 20 anos. Com a eleição de Cinthia Ribeiro, agora são oito.