23% das internações por síndrome respiratória se deram por Influenza em meados de dezembro
Um levantamento realizado pela GloboNews com base em dados da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo revelou que o número de pessoas internadas na cidade por gripe já é maior do que o de Covid-19. A análise levou em consideração as informações da semana de 12 a 18 de dezembro.
Conforme a fonte, dos 920 pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no período, mais de 23% (213 pessoas) tinham Influenza, enquanto somente 4% (37 pessoas) foram diagnosticados com Covid-19.
Entre os dias 5 e 11 de dezembro, a situação foi semelhante. Das 912 pessoas internadas, 15% (139 pessoas) tinham Influenza e 6% (56 pessoas) tinham Covid-19. As informações são do portal de notícias G1.
Na semana anterior, no entanto, havia 713 pessoas internadas na cidade com SRAG, sendo que 5% (37 pessoas) foram diagnosticadas com o vírus Influenza enquanto 6% (46 pessoas) tinham Covid-19. Entre 20 e 26 de junho, havia apenas 3 pacientes hospitalizados com gripe, o equivalente a 0,13% dos casos.
"A moral da história aí é ver como os vírus Influenza passaram o ano todo causando muito pouca internação (proporcionalmente aos demais e principalmente em relação à Covid-19 e, nas últimas duas semanas, passou a ter protagonismo entre os internados", declarou o coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) municipal, Luiz Artur Vieira Caldeira.
No entanto, [a Influenza] é um vírus muito menos grave que a Covid-19. Se não fosse o processo de vacinação contra a Covid, ela ainda seria a grande responsável pelas internações", disse ele.