Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Boate Kiss

Boate Kiss: Construção de memorial começa 11 anos após tragédia

Início das obras de memorial começa nesta quarta, 11 anos e seis meses após incêndio que vitimou 242 pessoas e deixou 636 feridos

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 10/07/2024, às 12h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada da Boate Kiss, em Santa Maria - Reprodução/Wikimedia Commons/Leandro LV
Fachada da Boate Kiss, em Santa Maria - Reprodução/Wikimedia Commons/Leandro LV

Nesta quarta-feira, 10, começará em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, a construção de um memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss. Há 11 anos em seis meses, em 27 de janeiro de 2013, um incêndio na casa noturna vitimou 242 pessoas e feriu outras 636

+ Boate Kiss: Conheça os detalhes do novo memorial às vítimas da tragédia

A estrutura será erguida no centro da cidade, no mesmo local onde funcionava a Boate Kiss, conforme noticiou o G1. A previsão é que o memorial seja entregue num prazo de oito meses. 

A gente entende que o memorial, para além de uma construção feita de tijolo e cimento, é uma construção que se inicia na palavra e carrega muito a história consigo", disse Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), em entrevista ao G1. 

O memorial

O projeto do memorial foi escolhido por meio de um concurso realizado em 2018, ano em que a tragédia completava cinco anos. O vencedor foi o arquiteto paulista Felipe Zene Motta, que projetou um jardim central e um único pavimento de fácil construção e manutenção. 

Ao todo, aponta o G1, o memorial ocupará uma área de 383 metros quadrados — que abrigará três salas: um auditório para 142 pessoas, a sede da AVTSM e uma sala multiuso. Além disso, o jardim circular terá 242 pilares de madeiras com o nome de cada uma das vítimas e um suporte para colocar flores. 

+ Boate Kiss: 18 erros e omissões por trás da tragédia

A obra será realizada pela INFA Incorporadora Farroupilha, vencedora da licitação, e terá custo de R$ 4.870.004,68 — que será custeado em 4 milhões pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do MPRS e o restante pago pela Prefeitura de Santa Maria.