Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bactéria comedora de carne

Bactéria carnívora circula pela Flórida, alertam autoridades

11 pessoas já morreram devido ao microrganismo, que se prolifera durante inundações

Redação Publicado em 19/10/2022, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de árvores sob fortes ventos do furacão Ian, na Flórida - Getty Images
Fotografia de árvores sob fortes ventos do furacão Ian, na Flórida - Getty Images

O estado norte-americano da Flórida foi devastada recentemente pela passagem do furacão Ivan, ocorrida no fim do mês de setembro, que causou dezenas de mortes, e deixou centenas de milhares sem energia devido à danificação da fiação elétrica. 

Infelizmente, nas últimas semanas, foi identificado um outro dano provocado pela tempestade, esse mais difícil de detectar. Trata-se da proliferação da bactéria Vibrio vulnificus na região, um micróbio "comedor de carne" que habita águas quentes e salgadas, e encontrou um ambiente ideal para se disseminar em meio às inundações causadas pelo furacão. 

Conforme repercutido pelo The Guardian, o agente patogênico já levou ao óbito de 11 pessoas, com as últimas quatro tendo falecido na última sexta-feira, 14. Já o número de infecções registradas na Flórida até então é 65. 

A perigosa bactéria adentra o organismo através do contato direto com feridas abertas (ou seja, não existe contágio de pessoa para pessoa), de forma que, para evitar a contaminação, é necessário que aqueles que possuem machucados evitem se mover através de alagamentos, e, caso o façam, limpem a área exposta imediatamente. 

Sintomas 

Segundo um comunicado do Departamento de Saúde da Flórida, após a infecção por Vibrio vulnificus, o indivíduo apresenta sintomas como úlceras na pele, febre, calafrios e  uma queda da pressão arterial (um quadro potencialmente letal conhecido como choque séptico). 

Procure atendimento médico imediato se uma ferida desenvolver vermelhidão, inchaço ou exsudação, ou outros sinais de infecção, como febre, dor crescente, falta de ar, frequência cardíaca rápida ou alta, confusão ou desorientação", recomenda o órgão aos moradores da região afetada pelo furacão Ivan.