Clássico do cinema brasileiro será exibido gratuitamente no aniversário de São Paulo, ao ar livre, após conquistar o mundo
No dia 25 de janeiro, data em que São Paulo celebra 471 anos, a cidade ganhará um presente especial para os amantes do cinema: uma exibição ao ar livre do filme 'Ainda Estou Aqui' no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
A sessão, organizada pela Spcine em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, acontecerá às 19h30 no jardim suspenso do CCSP. A organização ainda não divulgou detalhes sobre a distribuição de ingressos.
'Ainda Estou Aqui', adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, conta a história da família Paiva durante a ditadura militar brasileira. O filme, dirigido por Walter Salles, retrata com sensibilidade e realismo o impacto da repressão política na vida de uma família, com destaque para a atuação de Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro por sua interpretação de Eunice Paiva.
A escolha de 'Ainda Estou Aqui' para a programação especial do aniversário de São Paulo não é por acaso. O filme, que concorre ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, acaba de conquistar o prêmio de melhor filme internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.
Para os jurados do festival, 'Ainda Estou Aqui' se destacou por "transmitir o horror da ditadura a partir da perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas a sua família de cinco pessoas, mas a sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes escrupulosos e convincentes".
Segundo a CNN, o reconhecimento internacional impulsionou ainda mais o sucesso do longa no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a procura pelo filme aumentou significativamente após a premiação, com mais de 17 mil ingressos vendidos.
Leia também:Ainda Estou Aqui: Filme premiado no Globo de Ouro recebeu inventivo da Lei Rouanet?