Publicada em 2012, a obra escrita pelo jornalista Mário Magalhães apresenta detalhes sobre a trajetória do inimigo N° 1 da ditadura militar
Carlos Marighella (1911-1969) foi um revolucionário comunista e fundador da Ação Libertadora Nacional, maior grupo da luta armada contra o regime militar no Brasil (1964-1985).
A biografia de Marighella, escrita por Mário Magalhães e publicada em 2012, é um dos documentos mais completos sobre a trajetória e pensamentos do inimigo número um dos militares.
Nascido em Salvador (BA), o militante também tinha sonhos, ambições e um jeito muito brincalhão, de acordo com amigos e parentes mais próximos. A obra do jornalista Mário Magalhães apresenta justamente esse outro lado do guerrilheiro.
O autor reconstitui com realismo suas passagens pela prisão, resistência à tortura, operações de espionagem durante a Guerra Fria e detalhes da luta armada. Além disso, mostra questões pessoais e momentos descontraídos de Marighella, como seus poemas de amor e sua célebre prova de física que foi respondida em formato de versos na época do colégio.
Vale ressaltar que a obra de Mário Magalhães não despreza o Minimanual do Guerrilheiro Urbano, escrito por Marighella. Este manual foi traduzido para diversos idiomas e é considerado um dos clássicos da literatura do combate político — o que o concedeu o título de inimigo da ditadura militar.
Morto em 4 de novembro de 1969 durante uma emboscada planejada pelos militares, Marighella ficou conhecido como um dos maiores militantes comunistas da História. Em geral, a biografia aborda informações inéditas sobre sua trajetória, além de apresentar o cenário sócio-político do período em que viveu.