Nova temporada de 'The Crown', da Netflix, aborda as curiosas tradições que marcam os séculos de monarquia britânica
Publicado em 15/12/2023, às 14h35 - Atualizado em 16/12/2023, às 07h30
Uma das séries mais populares e caras da Netfix chegou ao fim após seis temporadas de sucesso. Na última quinta-feira, 14, os episódios finais de The Crown foram revelados ao público e abordaram momentos marcantes da história recente da monarquia britânica, como o jubileu da rainha e o casamento do príncipe Charles com Camilla Parker.
Entretanto, a temporada ainda aborda a turbulenta relação da realeza com os súditos. No episódio seis da última temporada, intitulado 'Ruritânia', a série mostra a rainha Elizabeth II (Imelda Staunton) preocupada com a falta de apoio do povo. Como resultado, ela pede conselhos para Tony Blair (Bertie Carvel).
Assim, o primeiro-ministro se reúne com conselheiros e busca planos para uma 'reforma' na realeza, que se tornou alvo de críticas pela maneira como lidou com a morte trágica da princesa Diana, ex-esposa do príncipe Charles.
No entanto, ao apresentar tais ideias para a monarca, o primeiro-ministro encontra um obstáculo: o protocolo real. Ao apontar alguns dos profissionais que trabalham para a família real e suas funções, Blair cita um cargo curioso: o guardião dos cisnes.
A personagem de Imelda Staunton, então, justifica: "Alguém tem que supervisionar os cines nas vias navegáveis da Inglaterra, sobre as quais a Coroa tem o direito de prerrogativa".
Assim fica a dúvida: os animais são propriedade da monarquia? A verdade é que os cisnes que vivem nas águas da nação são propriedade da monarquia britânica. Inclusive, existe uma contagem anual dos animais.
No passado, o episódio consistia num ritual que garantia um número de cisnes para banquetes, por exemplo. No entanto, atualmente os cuidados com os animais são motivados pela conservação das aves.
O censo de cisnes, então, tem a intenção de alertar os perigos que os pequenos animais enfrentam no rio, como predadores, furto de ovos e até mesmo a poluição, repercute o portal de notícias G1.
Além disso, vale mencionar que esturjões, baleias e golfinhos que estão em vias navegáveis da nação também são propriedade do rei.