O cartão postal Fontana di Trevi já foi alvo de disputa milionária
Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 26/10/2021, às 16h44 - Atualizado em 03/02/2022, às 13h15
Com aproximadamente 300 anos, Fontana di Trevi é um dos principais cartões postais italianos. Anualmente, a fonte atrai milhares de turistas, que seguindo a tradição, jogam moedas em suas águas para que um desejo seja realizado.
O local já serviu de palco para diversas produções cinematográficas e virou símbolo da cultura popular italiana. Mas afinal, você sabe para onde vai esse dinheiro jogado na Fontana di Trevi?
De acordo com uma notícia publicada pela BBC, em 2019, a prefeitura de Roma travou uma disputa milionária com o Vaticano para decidir o destino final do dinheiro jogado por turistas na Fontana di Trevi.
Todo o dinheiro jogado por turistas na famosa fonte era recolhido pela Igreja e doado para uma organização humanitária administrada pela própria instituição religiosa, chamada Cáritas.
A então prefeita de Roma, Virginia Raggi, entrou em uma disputa judicial com a Igreja Católica reivindicando 1,5 milhão de euros jogados na fonte. Na época, a governante alegou que o dinheiro deveria ser destinado a melhorias da cidade.
O projeto chegou a ser aprovado por vereadores municipais, mas a instituição religiosa publicou um artigo evidenciando quantas pessoas em zona de vulnerabilidade seriam prejudicadas pela falta de suporte financeiro oferecido pela Cáritas.
Conforme repercutiu a BBC, em 2019, dada a repercussão negativa, a prefeita Virginia Raggi decidiu voltar atrás e manter o dinheiro sob o controle da Igreja Católica.
Além disso, o projeto da rede de organização humanitária foi ampliado. O governo autorizou, ainda, que o dinheiro recolhido em outros monumentos da cidade fosse destinado à Cáritas.
A fama do local deve-se ao sucesso do filme “A Fonte dos Desejos”, de 1954, que tinha em sua trilha sonora a canção Three Coins in a Fountain (Três Moedas em uma Fonte, em tradução livre), interpretada por Frank Sinatra.
Com o passar do tempo, a Fontana di Trevi tornou-se um dos principais cartões postais da cidade, atraindo milhares de turistas todos os anos. A tradição consiste em jogar três moedas na fonte enquanto mentaliza um desejo.
Além do clássico de “A Fonte dos Desejos”, de 1954, a fonte já foi retratada em várias outras produções cinematográficas famosas, como “La Dolce Vita” (“A Doce Vida”, em português), de 1960.
6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween
Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos
Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror
Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto
Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas
A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney