Até pouco tempo atrás, acreditava-se que o maior dinossauro que habitou a Terra era o Patagotitan mayorum, contudo, é possível que um novo fóssil tenha superado esse recorde
Giovanna Gomes Publicado em 13/02/2021, às 09h00
O território argentino abrigava dinossauros imensos, verdadeiros gigantes que nos fazem sentir frágeis e minúsculas criaturas se comparadas a eles.
Até alguns anos atrás, pensava-se que o maior que já vagou sobre a Terra era o Patagotitan mayorum, que poderia atingir 40 metros de comprimento e o surpreendente peso de aproximadamente 70 toneladas.
Contudo, no ano de 2012, uma descoberta deixou os pesquisadores boquiabertos: eram restos de um novo dinossauro, ainda maior que o primeiro havia sido descoberto.
Imensa descoberta
Foi em uma antiga formação rochosa no vale do rio Neuquén, na região sudoeste da Argentina que se deu a incrível revelação no ano de 2012.
Contudo, de acordo com o paleontólogo José Luis Carballido, o primeiro a avistar o novo fóssil, foi apenas três anos depois que as escavações tiveram início. Carballido é pesquisador do Museu Egidio Feruglio e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet).
Segundo a pesquisa divulgada na revista Cretaceous Research e repercutida pelo portal de notícias UOL, o fóssil do saurópode possui em torno de 98 milhões de anos.
No entanto, o mais interessante é que, de acordo com relatório do pesquisador do Museu La Plata, Alejandro Otero, os ossos encontrados são entre 10 e 20% maiores do que os do Patagotitan.
“Apesar dessas diferenças, para concluirmos de forma decisiva que são espécies diferentes, precisamos comparar ossos equivalentes e, no caso desse novo indivíduo, ainda faltam peças-chave para podermos fazer comparações, como as vértebras dorsais e, portanto, [fica clara] a importância de continuar trabalhando no local”, disse Otero.
Ele comunicou que até o presente momento foram encontradas as "primeiras 24 vértebras da cauda, partes da cintura pélvica e da cintura peitoral." Além disso, o pesquisador ainda complementou que "os restos continuam sob a rocha" e que a equipe continuará "seu resgate em campanhas futuras."
Tamanho do dinossauro
Otero explicou que, “embora ainda não possamos fazer estimativas da massa corporal devido à ausência de elementos longos como o úmero e o fêmur, com base na observação com outros ossos que temos, calculamos que o animal teria atingido um tamanho semelhante ou maior do que Patagotitan, o maior conhecido até agora, que tinha comprimento de 37 metros da cabeça à cauda e 69 toneladas de peso”.
Os cientistas acreditam que o novo exemplar tenha como parente mais próximo um dinossauro menor, o Andesaurus, que também viveu na Argentina e chegava a 18 metros de comprimento. Entretanto, ainda não é possível afirmar a qual espécie o fóssil encontrado pertence.
+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon:
Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, Steve Brusatte (2019) - https://amzn.to/300XCj3
O guia completo dos dinossauros do Brasil, Luiz E. Anelli (e-book) - https://amzn.to/2ZXPXSR
Dinossauros, John Long (2013) - https://amzn.to/2ZYVZ5C
Tudo sobre Dinossauros, Luciano Campelo (2017) - https://amzn.to/3gLdfBl
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?