Técnica que gera memórias e experiências é valiosa para as empresas
David Nalon Publicado em 30/01/2022, às 08h00
O Storytelling é uma técnica de comunicação que vem sendo utilizada como ferramenta estratégica para a construção e promoção de marcas e produtos. Simplificando, estamos falando da arte de contar histórias.
Um conto bem contado pode trazer memórias, experiências vividas e principalmente, empatia com o produto/ou serviço que sua empresa oferece.
Ninguém nasceu sabendo como contar uma boa história. Por isso, tente, erre, refaça até você mesmo estar emocionalmente envolvido com o conteúdo que quer apresentar. Lembre-se que a melhor história, é aquela que seu ouvinte sabe que é verdadeira e autêntica. Com todos os erros, falhas, fracassos e superações. É exatamente aí que seu público irá se conectar com você. Seja sempre HUMANO.
Você não precisa de um super-equipamento ou muito dinheiro para contar uma boa história. Saiba usar as ferramentas gratuitas que temos hoje, como YouTube, Instagram, Tik-Tok e etc. Use a câmera de seu celular, aproveite o momento do Home Office e interaja com o público que precisa atingir. O principal elemento de sua história e seu conteúdo. Defina sua estrutura: início, apresentação dos personagens, conflito, superação, resultados.
Grande parte das decisões que tomamos, é emocional. Por isso, torne sua apresentação algo cativante e emotiva. Aqui, não é a hora de usarmos gráficos com 8973 elementos. Use metáforas visuais, ícones, cores. O público vai adorar fazer parte de sua história ,mas você precisa saber como captar sua atenção!
Uma das técnicas mais efetivas do storytelling é a ambientação. Por exemplo, você já deve ter visto um personagem como o Tigre Tony, da empresa Kellog’s. Ele incorpora todos os valores agregados dos produtos que a empresa oferece, tais como força, agilidade e audácia.
Em união com o slogan: “Desperte o Tigre em você!”, é o casamento perfeito de como um produto pode virar um personagem. Crie um personagem que simbolize seu negócio! Apresente conflitos para a audiência e mostre que sua empresa pode ser o herói da história!
Sobre David Nalon
Sou David Nalon, tenho 39 anos e resido em São Paulo. Minha jornada dentro da Comunicação e Marketing se iniciou ainda em 1998, quando ingressei no segundo grau técnico em Publicidade pela FECAP. Atualmente, tenho MBA em Marketing e diversos cursos na área, incluindo Análise de Marketing pela Universidade da Virgínia-USA. Sempre trabalhei com Estratégias Visuais e Direção de Arte para todos os tipos de materiais, impressos e digitais. Nos últimos 9 anos, meu foco de trabalho são apresentações e storytelling
Irmãos Menendez: O que aconteceu com a advogada de Lyle e Erik?
Dia do Teatro: Os Impactos do capitalismo na cultura e sociedade do século 21
Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?
Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi
Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série
Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?