Stefan Schwarz atuando pelo Sunderland - Getty Images
Stefan Schwarz

Stefan Schwarz: O jogador que foi proibido de viajar ao espaço

Quando foi contratado pelo Sunderland, em 1999, o sueco Stefan Schwarz queria realizar outro sonho: ser astronauta; mas o clube inglês não se animou

Fabio Previdelli Publicado em 14/07/2024, às 09h00

Ser jogador de futebol é o sonho de muitas crianças. Ouvir seu nome gritado pela torcida, ser ídolo de seu clube do coração ou até mesmo desfilar seu talento pelos gramados do mundo. 

O sueco Stefan Schwarz foi um desses casos. O meio campista começou sua carreira no Malmö FF, em 1987, e ainda rodou por clubes importantes como Benfica (Portugal), Arsenal (Inglaterra), Fiorentina (Itália), Valência (Espanha) e pelo Sunderland (Inglaterra) — onde se aposentou, em 2003. 

Schwarz também teve a oportunidade de defender seu país, atuando 69 vezes pela seleção da Suécia e marcando seis gols. Ele ainda participou da Eurocopa de 1992 e das Copas do Mundo de 1990 e 1994 (nessa segunda, aliás, a Suécia terminou na terceira colocação). 

Schwarz jogando pelo Suécia - Getty Images

 

Mas quando chegou ao Sunderland, não é exagero dizer que Stefan Schwarz buscava por voos mais altos. Não desmerecendo o tradicional clube do nordeste da Inglaterra, mas podemos dizer que, para Schwarz, o céu era o limite. Afinal, embora tenha realizado o sonho de se tornar jogador, jamais realizou outro: o de ser astronauta. 

+ Phil Mulryne: O jogador que cansou da vida de farra e virou padre;

A carreira de Schwarz

Stefan Schwarz começou sua carreira profissional pelo Malmö FF (clube de sua cidade natal) em 1987. Na temporada de 1990/91, o lendário técnico sueco Sven-Göran Eriksson o contratou para defender as cores do português Benfica, onde Stefan conquistou duas vezes a Primeira Liga. 

Na Copa da Europa de 1991, sua equipe eliminou o Arsenal e seu desempenho no confronto o fez ser contratado pelo time londrino em 1994 por 1,8 milhão de libras. Sem repetir o mesmo sucesso, ele ficou apenas um ano em Highbury e se transferiu para a Fiorentina. 

Schwarz jogando pelo Arsenal - Getty Images

 

Na equipe italiana, jogou por três temporadas e ganhou a Coppa Italia e a Supercopa antes de se transferir ao Valência, no verão de 1998. Na equipe espanhola, também passou apenas uma temporada antes de se mudar para o Sunderland, a última equipe de sua carreira. E é justamente essa transferência responsável pela curiosa 'Cláusula Espacial'

Cláusula espacial

Quando chegou ao clube do nordeste da Inglaterra, Stefan Schwarz foi contratado por 5,4 milhões de libras — se tornando o maior investimento do clube até então, conforme recorda o Daily Star. No entanto, o futebol já deixava de ser sua prioridade. 

Afinal, conforme recorda o The Guardian, na época acreditava-se que a viagem comercial ao espaço seria possível em 2002. E caso isso se confirmasse, certamente Schwarz seria um dos interessados. 

Por outro lado, o Sunderland não se animava com a possibilidade de sua mais cara aquisição subir ao espaço numa lata espacial presa num foguete. A preocupação se tornou ainda maior visto que, na época, o então presidente-executivo do clube, John Fickling, afirmou que "um dos assessores de Schwarz, de fato, conseguiu uma das vagas nos voos comerciais", disse em entrevista à BBC Radio 5 Live. 

E estávamos preocupados de que ele pudesse querer levar Stefan junto com ele. Então pensamos que seria melhor amarrar as coisas agora do que na hora do voo", continuou o dirigente. 

A solução encontrada foi que, durante seus quatro anos de contrato, Schwarz estava definitivamente proibido de se tornar um 'astronauta'. Caso descumprisse a determinação, o documento seria invalidado. 

"Foi um pedido razoável. Normalmente obteríamos cobertura de seguro para o jogador durante todo o período de seu contrato. Mas, como muitas apólices de seguro, há certas exclusões, como atividades perigosas", explicou Fickling, ainda à BBC.

"No final do dia, estamos protegendo o clube, de verdade. Foi um momento um pouco descontraído durante negociações prolongadas. Mas um dia poderá ser bastante aceitável incluir tais cláusulas em vários contratos", finalizou. 

+ O piloto da 2ª Guerra que se tornou um dos maiores técnicos do futebol

Obviamente que o assunto ganhou repercussão fora dos gramados, o que levou Stefan Schwarz ser apelidado de 'O Astronauta' pelos fãs dos Black Cats.

Apesar de jamais ter realizado seu grande sonho, o sueco alcançou grandes feitos com o Sunderland. Recém-promovido à Premiere League, a primeira divisão do futebol inglês, o clube terminou a temporada seguinte em sétimo lugar — embalado pelo atacante Kevin Phillips, que ganhou a Chuteira de Ouro Europeia após marcar 30 gols. 

Stefan Schwarz permaneceu no clube durante todo o seu contrato, fazendo 73 aparições no total e, infelizmente para ele, as viagens espaciais comerciais não decolaram. Ele se aposentou depois que o Sunderland foi rebaixado na temporada 2002/03.

Futebol curiosidades viagem espacial Contrato Sunderland Cláusula Espacial Stefan Schwarz

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik