Personagem importante na franquia Star Wars, uma das mais populares da História, teve o seu destino modificado em prequel
Fabio Previdelli Publicado em 05/11/2024, às 20h00
Primeiro filme da franquia Star Wars, o 'Episódio IV – Uma Nova Esperança' (1977) começa com Darth Vader sequestrando a senadora e princesa Leia Organa por fazer parte da Aliança Rebelde (resistência ao Império Galáctico) e por interceptar os planos do projeto da Estrela da Morte.
Apesar da nave da princesa ser tomada, Leia consegue roubar o projeto e colocá-lo na memória do droide R2-D2, que junto de C-3PO é enviado para o planeta Tatooine. Os robôs acabam aprisionados e vendidos a família do protagonista Luke Skywalker.
Ao limpar R2-D2, Luke descobre a mensagem deixada por Leia: "Ajude-me, Obi-Wan Kenobi. É minha última esperança", suplica Organa.
Na trilogia clássica ('Uma Nova Esperança', 'O Império Contra-Ataca' e 'O Retorno de Jedi'), Obi-Wan é interpretado por Sir Alec Guinness. Já na prequel ('A Ameaça Fantasma', 'Ataque dos Clones' e 'A Vingança dos Sith') o papel fica por conta de Ewan McGregor — que retornou ao personagem recentemente para a série Obi-Wan Kenobi disponível na Disney+.
Apesar dos filmes já terem sido lançados há décadas, só recentemente um detalhe sobre o personagem veio a tona. Afinal, o papel para qual McGregor foi escalado deveria ser bem diferente do que realmente aconteceu. Entenda!
+ Livro explica ‘furo de roteiro’ em filme da trilogia original de Star Wars
Para celebrar os 25 anos do lançamento de 'A Ameça Fantasma' (1999), o portal oficial de Star Wars entrevistou Iain McCaig, artista conceitual e de storyboard que trabalhou na franquia de George Lucas.
McCaig esclareceu que, inicialmente, McGregor interpretaria o aprendiz Qui-Gon Jinn. Enquanto isso, Liam Neeson seria o experiente Obi-Wan Kenobi. A ideia era de que Obi-Wan morresse nas mãos de Darth Maul e Qui-Gon, após derrotar o Sith, assumiria o nome de seu falecido mentor. Ou seja, Qui-Gon Jinn se tornaria Obi-Wan Kenobi.
"É interessante como as coisas evoluem. Por um tempo, o Jedi mais velho foi chamado de Obi-Wan e o Jedi mais jovem foi chamado de Qui-Gon. Foi muito comovente que no final, quando Obi-Wan morre e Qui-Gon derrota Darth Maul e fica com seu Mestre enquanto ele morre, ele não apenas assume a missão de seu Mestre, mas assume seu nome. Qui-Gon se torna Obi-Wan", apontou McCaig.
A revelação ainda explica uma linha de diálogo falada por Obi-Wan, de Guinness, em 'Uma Nova Esperança'. "É por isso que quando você vê Alec Guinness em 'Uma Nova Esperança', ele abaixa o capuz e diz, 'Obi-Wan? Agora esse é um nome que eu nunca ouvi'. Porque ele não é Obi-Wan, ele é Qui-Gon. E bem, no final, George mudou isso".
Mas George Lucas acabou mudando de ideia. Desta forma, Liam Neeson interpretou Qui-Gon Jinn, apresentado como mentor de Obi-Wan. Após ser morto por Darth Maul em 'A Ameça Fantasma', ele faz Obi-Wan prometer que treinará o jovem Skywalker.
Caso Lucas tivesse levado a reviravolta adiante, isso significaria que o Obi-Wan de Guinness também não seria o Obi-Wan original. Mas, em 'Uma Nova Esperança', quando Obi-Wan diz: "Esse é um nome que eu não ouvia há muito tempo", sempre foi assumido que isso se devia ao fato de que ele era comumente chamado por seu nome não-Jedi, Ben Kenobi.
Historiador explica significado de suástica em antigo tonel da Shell
Maníaco do Parque recebeu dinheiro por novo filme? Prime Video responde
Veja a última refeição de um crocodilo mumificado de 3.000 anos
Gladiador 2: Conheça a história de Lucius, protagonista do filme
Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano
Afinal, é possível que os seres humanos vivam em Marte?