Fotografia do holandês Johan Huibers com a réplica da Arca de Noé ao fundo - Getty Images
Curiosidades

A réplica da Arca de Noé construída por milionário evangélico holandês

Em 2012, depois de incansáveis 20 anos de trabalho, o holandês Johan Huibers criou réplica de grande navio bíblico em tamanho real; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 06/03/2023, às 14h23

O Cristianismo possui incontáveis histórias compondo-o. Além de toda a saga de Jesus, muitas pessoas conhecem também Davi e Golias; Moisés que abre o Mar Vermelho e, é claro, a história da Arca de Noé.

Sendo o Cristianismo uma das doutrinas mais seguidas do mundo, não faltam seguidores que acreditem nessas histórias e, as vezes, até mesmo que se inspirem nelas.

E foi justamente sob influência da Arca de Noé que o holandês Johan Huibers decidiu realizar uma surpreendente façanha: construir uma réplica da grande embarcação bíblica. Confira!

Johan Huibers e réplica da Arca de Noé / Crédito: Getty Images

 

Façanha

Apaixonado por histórias bíblicas, o milionário Johan Huibers, um empresário e (convenientemente) carpinteiro holandês teve a ideia de construir uma arca semelhante à retratada nas antigas escrituras, em 1992. Para isso, decidiu seguir exatamente as proporções descritas nos textos: 300 côvados — um côvado equivale a cerca de 45 cm — de comprimento, por 50 de largura e 30 de altura.

Então, Huibers começou a empenhar suas energias no projeto. Ao todo, gastou mais de US$ 1,5 milhão — equivalente a pouco mais de R$ 7,7 mihões na cotação atual — para construir o impressionante navio com cerca de 137 m de comprimento, 22,5 m de largura e 13,50 m de altura.

Para isso, foram usadas aproximadamente 12 mil árvores de cedro americano e pinus, embora a madeira utilizada na Bíblia fosse, na verdade, mais próxima do pinheiro ou cipreste.

Fotografia da arca de Johan Huibers / Crédito: Getty Images

 

De acordo com o site do Casa e Jardim, do Globo, o holandês não decidiu fazer o objeto colossal por mero luxo e sem razão. Ele tinha um objetivo principal: provar a existência de Deus. A motivação para tal missão veio depois de ter sonhado certa vez que a Holanda seria assolada por um dilúvio, semelhante ao bíblico.

Missão vetada

No entanto, ele também tinha uma outra intenção, mas essa no caso foi impedida: navegar com a enorme embarcação por diversos países, divulgando ideais criacionistas, e levá-la, por fim, até Israel, a chamada 'Terra Sagrada'. Porém, como o barco não possui vela nem mesmo motores, o plano foi frustrado por simples questões de segurança e logística.

Mas é claro que a grande arca não ficaria apenas ocupando um espaço à toa. Quando confeccionou a embarcação, Johan Huibers não fez somente o grande objeto, como também construiu estátuas de diferentes animais em seu interior.

Fotografia do interior da réplica da Arca de Noé / Crédito: Getty Images

 

Então, em 2012, quando ficou pronta, a arca se tornou uma atração turística na cidade de Dordrecht e, além das réplicas de animais, também abriga em seu interior um pequeno zoológico com aves, coelhos e outros animais pequenos.

Mundo curiosidades Holanda Bíblia Arca de Noé réplica milionário matérias carpinteiro Johan Huibers façanha

Leia também

Vitória de Donald Trump representa 'risco de turbulências', avalia professor


Há 90 anos, morria o ilustre cientista Carlos Chagas


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme


O Exorcista do Papa: O que aconteceu com o padre Gabriele Amorth?


Relação tempestuosa e vida reservada: Quem é Vivian Jenna Wilson, filha de Elon Musk


Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano