Fotografia do icônico beijo dos recém-casados - Getty Images
Família real britânica

Neste dia, em 2011, ocorria o casamento entre o príncipe William e Kate Middleton

A cerimônia oficializou o longo relacionamento do casal, que começara na faculdade

Redação Publicado em 29/04/2021, às 10h18 - Atualizado em 28/04/2023, às 10h20

Eram 10h da manhã, e o mundo esperava ansiosamente do lado de fora da Abadia de Westminster, enquanto lá dentro uma Kate Middleton de 29 anos percorria lentamente um tapete vermelho até o altar onde o Príncipe William, então com 28, aguardava ansiosamente. 

Eles haviam trilhado um longo caminho até ali, tendo se conhecido uma década antes, na Universidade Saint Andrews, na Escócia. Ele cursava então Geografia, e ela, História da Arte. O namoro em si começou em 2003, teve uma breve interrupção em 2007 (quando o príncipe serviu no exército britânico), e em novembro de 2010 o relacionamento deu um novo passo com o noivado. 

Segundo o The Guardian, em 29 de abril de 2011, o dia da cerimônia de casamento, especialistas em leitura labial haviam dito que a primeira frase proferida após o casal reunir-se no altar foi do futuro esposo: “Você está linda”.

O vestido de noiva de Kate fora desenhado por Sarah Burton, que era a diretora de criação da rica grife de Alexander McQueen, então já falecido. Para acompanhar a roupa digna de uma futura princesa, ela ainda levava um item real adornando seu cabelo - uma tiara da própria Rainha-Mãe, que depois passou seu objeto para Elizabeth II. 

Rainha da Inglaterra e Príncipe Philip chegando para a cerimônia / Crédito: Wikimedia Commons

 

Duque de Cambridge 

Elizabeth II cedeu a tiara para adicionar uma nova camada de requinte à noiva de seu neto naquele dia especial. Outra coisa concedida pela falecida monarca britânica, porém dessa vez para William, foi um título. 

Isso, pois, segundo a tradição da realeza, os homens da família real ganham seus títulos na manhã do dia de seu casamento. Esses cargos de nobreza não estão pré-determinados, aliás, assim distribuídos conforme a escolha do monarca vigente. 

Fora, portanto, no início de 29 de abril de 2011 que o príncipe, que é também o segundo na linha de sucessão pelo trono, se tornou o novo Duque de Cambridge. Vale ainda comentar aqui que o ducado é um título privilegiado dentro da hierarquia real, estando apenas abaixo dos reis e dos príncipes. 

Após a cerimônia inicial /Crédito: Getty Images

 

Recém-casados 

A passagem da procissão real, cuja primeira carruagem trazia a dupla recém-casada, foi acompanhada por milhares de pessoas - sendo elas não apenas britânicas, mas de diversas nacionalidades. Ainda de acordo com o G1, havia até mesmo brasileiros em meio à multidão. 

Ao casamento realizado dentro da igreja seguiu-se uma festa no Palácio de Buckingham que contou com a participação de 600 convidados. Foi na varanda do castelo da Família Real que ocorreu o icônico beijo entre o duque e a duquesa de Cambridge, que ganhou uma salva de aplausos de quem assistia e foi fotografado de diversos ângulos pelas muitas câmeras no local. 

O anel de Kate /Crédito: Getty Images

 

Na época, o destino da lua-de-mel de Kate e William, que foi as Ilhas Seychelles, não havia sido divulgado ao público, provavelmente para evitar que o local ficasse lotado de paparazzi.

O território localizado no Oceano Índico é cercado de belas águas cristalinas e já havia sido visitado pelo casal na época em que eles namoravam. 

Inglaterra Casamento kate middleton Família Real britânica príncipe William Duque de Cambridge

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik