Governante do Reino Unido há quase sete décadas, a monarca já passou por alguns momentos inusitados em sua trajetória
Penélope Coelho Publicado em 24/09/2021, às 08h00
No dia 21 de abril de 1926, a cidade de Londres, na Inglaterra, conheceu a recém-nascida Elizabeth Alexandra Mary, herdeira de Albert Frederick Arthur George e Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon. Na época, seu pai era o segundo na linha de sucessão do trono.
Talvez, Elizabeth nunca teria se tornado rainha se seu tio, Edward VIII, não abdicasse do trono e seu pai assumisse o cargo como Rei George VI. A inglesa viu a vida mudar com a morte do pai e, aos 25 anos, assumiu o posto de rainha da Inglaterra.
Desde então, Elizabeth II, de 95 anos, é a pessoa que está por mais tempo no trono britânico, tendo superado até mesmo a rainha Vitória. Há quase sete décadas no trono, em um reinado marcado pela capacidade de se adaptar para manter a monarquia de pé, a monarca teve (e ainda tem) boa parte de sua vida registrada.
Confira cinco episódios curiosos que aconteceram na vida da rainha:
De acordo com uma reportagem publicada em 2015, pela BBC, Elizabeth II, tem oficialmente a posse de todas as baleias e golfinhos que estão nas águas do Reino Unido.
Isso acontece graças a uma regra imposta durante o reinado de Edward II, que em 1324 determinou que os animais marinhos considerados como “peixes reais” poderiam ser reivindicados pela coroa britânica, isso inclui baleias e golfinhos.
Além disso, a rainha também é dona de todos os cisnes da Inglaterra, de acordo com a publicação, no ano de 2005, a monarca reivindicou a posse desses animas.
No ano de 1968, há 53 anos, Elizabeth II visitou o Brasil. Em uma agenda de dez dias, a monarca e seu marido, príncipe Philip, conheceram Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e o Rio de Janeiro.
Na única vinda da monarca ao país, um dos aspectos que mais chamou atenção foram os presentes que a soberana recebeu em solo brasileiro. Na época, a rainha ganhou duas onças e duas preguiças. De acordo com a reportagem, os animais foram levados para o zoológico de Londres.
Na mesma visita, a rainha ainda presenciou inaugurações de monumentos que se tornaram marcos na arquitetura e na história do Brasil. Foi Elizabeth II quem descerrou a placa de inauguração do Museu de Arte de São Paulo, MASP, considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.
Na inauguração, Lilibeth fez um pequeno discurso em inglês e se surpreendeu com a pintura de um quadro do ex-primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill.
Além de sua histórica participação no evento do MASP, a rainha também esteve em outro momento marcante no país. Dessa vez, no Rio de Janeiro, quando esteve na inauguração de uma placa que marcava o início das obras da Ponte Rio-Niterói, construção que contou com alguns auxílios vindos da Inglaterra, como revelou a BBC.
Engana-se quem pensa que Elizabeth II reina somente nos países que integram o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), na verdade, o reinado da monarca abrange muitas outras nações.
De acordo com a reportagem, a rainha é soberana em 15 países que fazem parte da chamada Commonwealth. Sendo assim, Lilibeth reina em países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Vale ressaltar que a Commonwealth, ou Comunidade das Nações, é uma organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes.
O ano de 1982 ficou marcado na vida da rainha, após seu quarto no Palácio de Buckingham ter sido invadido por um estranho. Em julho daquele ano, um homem chamado Michael Fagan, conseguiu burlar a segurança do castelo e entrou ilegalmente no quarto da monarca.
Na ocasião, o sujeito de 32 anos de idade, escalou uma parede de quatro metros de altura, passou pelo arame farpado e subiu pelo cano do esgoto até o aposento oficial da rainha.
O cidadão ficou por cerca de 10 minutos no quarto com Elizabeth II, que só conseguiu acionar os seguranças após Fagan a pedir um cigarro. A situação assustadora felizmente acabou bem e o homem foi detido. O ocorrido fez com que a segurança da monarca e também do palácio fossem reforçadas.
Vitória de Donald Trump representa 'risco de turbulências', avalia professor
Há 90 anos, morria o ilustre cientista Carlos Chagas
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
O Exorcista do Papa: O que aconteceu com o padre Gabriele Amorth?
Relação tempestuosa e vida reservada: Quem é Vivian Jenna Wilson, filha de Elon Musk
Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano