O produtor estadunidense que ganhou mais Grammys na história da premiação foi enfático ao dizer que não faria parcerias com o Rei do Rock
Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/05/2021, às 07h00
Na última quinta-feira, 20, o lendário Quincy Jones deu uma entrevista ao The Hollywood Reporter em que revelou curiosidades a respeito de sua trajetória e visões de mundo. O renomado produtor e compositor norte-americano é conhecido, entre outras coisas, por ter trabalhado com artistas que marcaram eras, como Frank Sinatra e Michael Jackson.
Em seus quase 70 anos na indústria do entretenimento, o consagrado artista ainda foi capaz de acumular o número recordista de 80 indicações ao Grammy. E não para por aí: ele também levou o prêmio musical para casa em 28 ocasiões, o que é outro recorde, nesse caso em que ele está empatado com a Beyoncé. As informações estão disponíveis no site da premiação.
Tendo em vista a extensa e bem-sucedida carreira de Quincy, é de imaginar que sua opinião tenha grande valor dentro da indústria musical. No caso da entrevista recente, contudo, o produtor negro deu seu parecer mais do ponto de vista pessoal que do profissional em si ao falar de Elvis Presley.
Ao ser perguntado se já havia trabalhado com aquele que é considerado o Rei do Rock, Jones foi enfático: “Não. Eu não trabalharia com ele”. O motivo dataria de um episódio ocorrido nos anos 50, de acordo com o produtor.
Na época, Quincy estava compondo músicas para o trombonista e líder de orquestra Tommy Dorsey, quando teve um encontro desagradável com o famoso cantor.
“Tommy disse ‘Eu não quero tocar com ele’, e ele [Elvis] foi um racista filho da…”, relatou o produtor estadunidense durante a conversa com Seth Abramovitch, jornalista do The Hollywood Reporter. Antes de terminar de dizer o insulto, todavia, decidiu se interromper: “Melhor eu calar a boca agora”, concluiu em seguida, preferindo abster-se de explicar mais profundamente o caso.
Jones acrescentou que toda vez que se deparava com Presley, o cantor estava recebendo lições de canto de Otis Blackwell. O segundo, no caso, é o artista que criou alguns dos maiores sucessos do Rei do Rock, como “Don’t Be Cruel”, por exemplo.
Vale pontuar que o comentário é metafórico, todavia, uma vez que as duas figuras nunca se conheceram pessoalmente, de acordo com o que foi revelado pelo compositor negro em uma entrevista de 1984 no programa de entrevistas do apresentador estadunidense David Letterman.
Assim, Quincy estaria dizendo que houveram ocasiões em que Otis teria, através das músicas que compunha, ensinando Elvis a cantar no estilo que ele cantava.
Inclusive, é por vezes considerado polêmico que o Rei do Rock, embora não costumasse escrever suas músicas, sempre recebesse 50% do crédito delas, o que era exigido como um pré-requisito antes que o artista as gravasse.
Outro detalhe é que muito do trabalho do artista foi pesadamente influenciado pelos gêneros musicais criados pela comunidade negra. As informações foram documentadas pelo site PlayBack.FM.
+Saiba mais sobre Elvis Presley por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Elvis and Me (Edição Inglês), de Priscilla Presley, Sandra Jarmon e Sandra Harmon (1986) - https://amzn.to/2R7cibh
Um Rei Em Busca da Verdade: Uma Biografia Espiritual De Elvis Presley, de Gary Tillery (2016) - https://amzn.to/2UDRWsv
Elvis: My Best Man: Radio Days, Rock 'n' Roll Nights, and My Lifelong Friendship with Elvis Presley (Edição Inglês), de George Klein e Chuck Crisafulli (2011) - https://amzn.to/34acHPp
Elvis Presley. A Vida Na Musica, de Ernst Jorgensen (2010) - https://amzn.to/2UZwQDw
Elvis Presley: Biografía, letra y música (Edição Espanhol) eBook Kindle, de Adolfo Pérez Agustí - https://amzn.to/3aHk3fG
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
Afinal, Jesus era casado e tinha filhos? Saiba o que dizem pesquisadores