Montagem mostrando Gal Costa e Pelé - Getty Images
Pelé

Pelé e Gal Costa tiveram um relacionamento?

A dupla negou boatos de um romance por vários anos — mas em 1993, Pelé fez uma revelação em entrevista para a Playboy

Redação Publicado em 30/12/2022, às 19h00 - Atualizado em 01/01/2023, às 18h54

Pelé conquistou os brasileiros e o mundo com seu talento em campo, e, como toda celebridade, seus envolvimentos amorosos foram acompanhados de perto pelos holofotes da mídia nacional. 

E, como o craque era namoradeiro na juventude, não faltava assunto às revistas de fofoca de então. Além de ter se relacionado com Xuxa, Flávia Calvancante e outras artistas, o atleta foi casado três vezes — seu último matrimônio foi firmado já aos 75 anos, com a empresária Márcia Aoki

Uma das relações de Pelé que mais provocou especulação, todavia, foi com a cantora Gal Costa, com quem ele manteve uma amizade de décadas. Uma capa dos anos 70 da Revista Manchete, por exemplo, sugeriu que os dois tinham uma história de amor. 

A dupla, por sua vez, negou repetidamente que fossem mais que amigos. Em uma entrevista antiga com a jornalista Lúcia Leme, por exemplo, Costa pode ser vista desmentindo o rumor: 

Eu não amo Pelé. Gosto muito dele, sim. Como amigo. E tudo isso que andam falando não passa de uma consequência do consumo, da publicidade, da repercussão. Nos veem juntos e começam a procurar coisas mais profundas", afirmou ela na ocasião.

Gal: "Querem destruir o meu relacionamento com Pelé" #1979 pic.twitter.com/uLZV2DaPlP

— Revistas Antigas (@capasderevistas) September 26, 2020

A frequente criação de boatos em torno da vida amorosa do Rei do Futebol, vale dizer, também é relembrada pelo próprio durante uma conversa de 2010 com o G1: "Quando eu jogava, existia muita onda. Se eu saía para jantar com uma artista, com uma cantora, todo mundo dizia que eu estava apaixonado", contou o atleta. 

O rumor de que sua relação com Gal Costa tinha teor romântico, todavia, tinha algum fundo de verdade: Isso, pois, após anos negando, Pelé admitiu já ter "saído" com a cantora em uma entrevista com a revista Playboy

Segredos revelados

No artigo, que foi publicado em agosto de 1993, o craque se abriu a respeito de diversos detalhes de sua vida íntima, incluindo sua frequência de uso de camisinha e as vezes em que traiu suas parceiras. 

Ao ser questionado se já havia namorado Costa, o futebolista, que na época era casado com a segunda esposa, Assíria Nascimento, respondeu simplesmente "Saímos uma época, sim". 

O entrevistador apontou então que, no passado, Pelé havia dito que as especulações não passavam de rumores. 

É verdade, sempre neguei. Quer dizer, acontece que ela e eu combinamos que era uma coisa muito íntima, só nossa. Não precisava ficar público. E nunca foi uma coisa muito séria. Foi isso", explicou ele. 

Recentemente

Gal Costa, vale lembrar, também faleceu recentemente; ela veio a óbito em 9 de novembro de 2022. Sua causa de morte não foi divulgada ao público em respeito à família. Na ocasião, Pelé foi às redes sociais para lamentar a perda da renomada artista brasileira:

"É com grande pesar que recebo a notícia que faleceu uma das maiores cantoras do Brasil, a minha grande amiga, Gal Costa. Ela se despede fazendo o que sempre amou fazer: cantar. Como diz uma das músicas que eu mais gosto de ouvir, que ela interpretou tão bem… Por isso uma força a levava a cantar. Por isso aquela força estranha. Por isso ela cantava e não podia parar. Por isso, aquela voz tamanha, que nunca deixará de ecoar em nossos corações", escreveu. 

Brasil cantora Pelé relacionamento rei do futebol gal costa

Leia também

Dia do Teatro: Os Impactos do capitalismo na cultura e sociedade do século 21


Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?


Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos