Cena do clipe alternativo de 'American Life', da cantora pop Madonna - Reprodução/Vídeo/Youtube
Madonna

O clipe 'engavetado' em que Madonna lançava uma granada no sósia de Bush

Em 2003, Madonna lançou o clipe de 'American Life' e causou bastante polêmica

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/07/2022, às 12h00

Madonna sempre teve um viés de crítica sobre questões políticas e sociais em suas letras de músicas e videoclipes, algo que a eternizou na história da música. Em 2003, por exemplo, ela lançou um clipe que causou grande polêmica na época, afinal, ela até mesmo chegou a cancelar e depois o repostou com outra edição.

O clipe em questão é o da música 'American Life', lançada pela rainha do pop no mesmo ano em que provocou rebuliço entre a população. No clipe original, era apresentado um desfile de moda com temática militar, com a cantora se preparando para invadir o evento junto a outras mulheres.

Imagem de momento do videoclipe de 'American Life' em que representa uma criança iraquiana com munições em volta de seu corpo / Divulgação/YouTube/YehudaAshlag

 

No entanto, o que mais chocou no conteúdo do videoclipe na época foi o fato de Madonna ter atirado uma granada de mão no então presidente estadunidense, George W. Bush, que era interpretado por um sósia.

Além disso, o vídeo mostrava outros pontos de vista da rainha do pop sobre política e religião, e ainda apresentava outras cenas com soldados e lançamento de mísseis em frente à bandeira dos Estados Unidos.

Ademais, imagens de explosões atômicas e de rostos de crianças iraquianas são editadas consecutivamente. 

Guerra no Iraque

Apesar de o clipe impactar devido a presença de fortes críticas ao governo norte-americano, além do posicionamento anti-guerras — o que poderia ser interpretado por alguns como anti-patriótico —, o grande motivo para seu cancelamento pela cantora na época foi o momento desagradável, em contexto mundial, para tal produção ser divulgada.

A ideia de um clipe criticando a guerra, a política e a invasão do Iraque foi desenvolvida por Madonna ainda no final de 2002, com o lançamento oficial ocorrendo apenas no início do ano seguinte. O problema foi que em 20 de março de 2003, a Guerra do Iraque teve seu início oficialmente decretado.

Reprodução/Vídeo/Youtube

 

Segundo a rainha do pop,  o cancelamento do clipe, no dia 1° de abril daquele ano, ocorreu "por respeito às forças armadas americanas que estão no Iraque", como repercutido pela Folha na época. "Eu não sou anti-Bush. Eu não sou pró-Iraque. Eu sou pró-paz", acrescentou ainda.

Relançamento

Após o cancelamento, Madonna e sua equipe regravaram e reeditaram a versão original, e no dia 16 de abril daquele mesmo ano foi lançada uma versão alternativa no canal VH1, logo após um programa especial chamado 'Madonna Speaks'. A nova versão, por sua vez, apresenta apenas a artista cantando em frente a bandeiras de diferentes países.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Mundo Música curiosidades polêmica Guerra do Iraque entretenimento George W. Bush Madonna clipe matérias American Life

Leia também

Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?


Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix


Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?


O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?


Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme