- Reprodução
EUA

Navio fantasma centenário é encontrado nos Grandes Lagos, EUA

Os destroços foram localizados a mais de 200 metros abaixo da superfície. Pesquisadores pretendem encontrar outro naufrágio no local

Joseane Pereira Publicado em 02/10/2019, às 07h00

Dois caçadores de naufrágios encontraram os destroços de Hudson, um navio a vapor desaparecido em 16 de setembro de 1901 na região dos Grandes Lagos, entre Estados Unidos e Canadá.

Crédito: Reprodução

 

A embarcação foi encontrada 250 metros abaixo da superfície da água, tendo permanecido por lá até que os caçadores Jerry Eliason e Kraig Smith a encontraram por meio de um sonar e uma câmera. "Está muito intacto, arremessado no primeiro arco inferior", afirmou Eliason. "Portanto, o arco está nivelado com a lama, e a popa provavelmente está a cerca de 6 metros do fundo".

Crédito: Reprodução

 

Nas décadas seguintes ao desaparecimento de Hudson, a lenda do Navio Fantasma começou a surgir, com histórias macabras sobre a embarcação e seus tripulantes. Existe muita incerteza envolvendo as condições do naufrágio, como atesta professor da Universidade de Minnesota, Julius Wolff. “Porque o Hudson sucumbiu quando muitos outros navios menos substanciais atravessaram as tempestades, continua sendo um mistério."

Agora, os dois exploradores pretendem voltar ao lago para buscar destroços de outro naufrágio, o Sunbeam, que afundou em 1863 sem deixar rastros.

EUA desaparecimento navio fantasma Grandes Lagos Hudson

Leia também

Dia do Teatro: Os Impactos do capitalismo na cultura e sociedade do século 21


Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?


Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos