Hirohito em seu escritório, 1986 - Getty Images
Segunda Guerra

“Não há sentido em viver”: diário revela remorsos do imperador japonês Hirohito

Segundo o texto, imperador teria manifestado um profundo pesar por suas ações na Segunda Guerra Mundial

Joseane Pereira Publicado em 11/11/2019, às 08h00

Falecido em 7 de janeiro de 1989, o imperador Hirohito foi peça chave no envolvimento do Japão na Segunda Guerra Mundial. Mas um texto, divulgado recentemente pela agência local Kyodo, mostra um lado do imperador até então desconhecido: seu arrependimento diante das lembranças de guerra.

Os trechos datam de 7 de abril de 1987 e são parte do diário de seu camareiro, Shinobu Kobayashi, que tinha então 22 anos. Neles, o Imperador afirma que "não havia sentido em viver" seus últimos anos de vida, em resposta às tentativas da Agência Imperial de Agregados Familiares de reduzir sua carga de trabalho após a morte do irmão, o príncipe Takamatsu.

Hirohito após entronamento oficial como Imperador, em 1928 / Crédito: Getty Images

 

"Não há sentido em viver uma vida mais longa reduzindo minha carga de trabalho. Só aumentaria minhas possibilidades de ver e escutar coisas atormentadoras", afirmou ele durante conversa com Kobayashi. "Sofri a morte de meu irmão e parentes e fui informado sobre minha responsabilidade de guerra".

Seu camareiro teria tentado aliviar as angústias do Imperador, relativizando sua responsabilidade no conflito. “Dado o modo como o país se desenvolveu hoje a partir da reconstrução do pós-guerra, essa é apenas uma página da história. Você não precisa se preocupar”.

Hirohito, que possuía caráter divino enquanto esteve vigente a Constituição Meiji (1890-1947), também controlava a Armada e a Marinha Imperial, que lutaram em seu nome durante a guerra. Determinar sua responsabilidade e influência no governo militarista é uma questão delicada no Japão atual.

O Imperador faleceu dois anos após o registro no diário, aos 87 anos de idade. A Agência Kyodo recebeu o diário de Kobayashi através da família do camareiro, analisando seu conteúdo junto a historiadores antes da divulgação.


Saiba mais sobre o Imperador Hirohito através das obras abaixo:

Hirohito And The Making Of Modern Japan, Herbert P. Bix

link - https://amzn.to/2CzpJco

Hirohito: A Life From Beginning to End, Hourly History

link - https://amzn.to/32DdeHa

Emperor Hirohito: King Of Japan, Dhirubhai Patel

link - https://amzn.to/2q00zRm

Emperor Hirohito and the Pacific War, Noriko Kawamura

link - https://amzn.to/34QQ3uI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Segunda Guerra Imperador Japão Diário Hirohito Shinobu Kobayashi pesar

Leia também

Irmãos Menendez: O que aconteceu com a advogada de Lyle e Erik?


Dia do Teatro: Os Impactos do capitalismo na cultura e sociedade do século 21


Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?


Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?