Acondicionamento da peça histórica pelo Museu Imperial chamou atenção de internautas
Redação Publicado em 01/02/2023, às 14h00
Responsável pela preservação dos itens que marcaram a trajetória da família imperial brasileira, o Museu Imperial, localizado em Petrópolis, fascina internautas ao exibir através do TikTok o incrível processo de acondicionamento de itens históricos e por manter viva os fatos que marcaram o Brasil Império
Como já citado anteriormente, os internautas se mostraram fascinados com o processo de conservação de uma camisa usada pelo imperador Dom Pedro II e também de uma sala de jantar que foi utilizada pelo imperador e seus familiares.
Outro vídeo que também se destacou mostra o acondicionamento de um valioso elmo dourado da Imperial Guarda de Honra, de 1822. Na legenda do post, a instituição descreve como funciona o processo de acondicionamento do item histórico.
"Acondicionamento do Elmo da Imperial Guarda de Honra, 1822. Algumas peças do acervo necessitam de cuidados especiais por conterem detalhes de difícil preservação, como materiais orgânicos. Para manter a conservação do elmo, ele é acondicionado em caixas produzidas especificamente para comportá-lo e recebe proteção na crina e penacho. A peça é composta por metal dourado, prata, crina e penas", descreve a legenda da publicação.
O vídeo fascinou e até mesmo emocionou os internautas. "Difícil segurar a emoção vendo esse vídeo!", escreveu uma conta nos comentários da publicação. "Que orgulho ver parte da nossa história tão bem preservada e cuidada com carinho! parabéns!", escreveu outro usuário.
Localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o fascinante Museu de Petrópolis pode ser visitado de terça a domingo inclusive em feriados que ocorram durante esses dias (exceto Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo).
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
Afinal, Jesus era casado e tinha filhos? Saiba o que dizem pesquisadores