Registro do item histórico de Dom Pedro II - Reprodução/Vídeo
Museu Imperial

Museu Imperial fascina ao mostrar preservação de uma camisa de Dom Pedro II

Com vídeo fascinante, o Museu Imperial mostrou os cuidados especiais com o acervo da instituição

Redação Publicado em 05/12/2022, às 14h20 - Atualizado em 08/12/2022, às 15h29

Responsável pelo acervo da família imperial brasileira, o Museu Imperial fascinou internautas nos últimos dias com a publicação de um vídeo que mostra o processo de  acondicionamento de uma camisa de Dom Pedro II, o último imperador da nação, que foi derrubado após a Proclamação da República, ocorrida em novembro de 1889.

Publicado há dois dias, a instituição aproveitou a data de nascimento do imperador para mostrar o impressionante processo. "Há 197 anos, nascia o imperador d. Pedro ll, no dia 2 de dezembro de 1825. Ilustrando sua juventude, o acondicionamento da camisa que pertenceu ao imperador ainda jovem", descreve a legenda.

Em seguida, a publicação também explica a importância dos cuidados especiais ao trabalharem na preservação de itens históricos, como a camisa de Dom Pedro II.

"Acervos têxteis necessitam de cuidados especiais por serem itens de difícil preservação. Para manter a conservação da camisa, ela é mantida dentro de uma mapoteca, com suportes internos, obedecendo a todos os critérios de preservação têxtil", continua a publicação. 

Reprodução/Vídeo

 

Ainda na legenda, o Museu Imperial descreve todos os detalhes da camisa, que é "feita de cambraia branca, bordada a cheio e crivo, com motivos florais, no decote elítico e, nas mangas curtas, debruadas de renda em ponto cheio branco, bainha aberta e costuras feitas à mão", descreve a publicação.

Acervo camisa camiseta dom Pedro II preservação roupa tecido Museu Imperial item

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik