Suas crueldades e extravagâncias provocaram a ira da população romana, que arquitetou seu trágico fim
Fabio Previdelli Publicado em 13/11/2020, às 14h30
Poucos meses depois de se tornar um imperador, Calígula ficou gravemente ferido. Na época, muitos acreditavam que ele poderia ter sido envenenado. Embora tenha se recuperado da misteriosa enfermidade, foi justamente nesse momento que ele começou a mostrar os primeiros indícios de sua insanidade mental.
Ele começou a ordenar o exílio de pessoas próximas a ele e, em casos mais extremos, chegou a determinar a morte delas. Um exemplo disso foi a execução de Tibério Gêmelo, primo e filho adotivo de Calígula. Ele foi morto, pois, supostamente, teria rezado para que o imperador não se recuperasse de sua grave doença.
A avó de Calígula se mostrou bastante indignada com a morte de Tibério, e acabou morrendo pouco tempo depois. O motivo da morte gerou muita discordância, alguns diziam que ela havia se suicidado. Já outros juram de pé junto que ela foi envenenada pelo imperador. De qualquer forma, a morte dela só serviu para reforçar a máxima que Calígula adorava repetir: "Lembre-se de que tenho o direito de fazer qualquer coisa com qualquer pessoa”.
Um dos atos mais notórios — e delirantes — de Calígula foi quando ele se autodeclarou um deus vivo. Assim, ele ordenou a construção de uma ponte entre o palácio e o templo de Júpiter, para que ele pudesse conversar com uma divindade.
A partir daí, ele também começou a aparecer em público vestido como vários deuses e semideuses, como Hércules, Mercúrio, Vênus e Apolo. Documentos públicos de reuniões políticas passaram a referi-lo como Júpiter. Além disso, as cabeças de várias estátuas de deuses foram removidas e substituídas pelas de Calígula.
Outro exemplo famoso da excentricidade de Calígula é a relação dele com seu cavalo: Incitato. Dizem que o imperador gostava tanto do animal que lhe ofertou uma de suas próprias casas — que incluía, além de outras coisas, uma tenda de mármore e uma manjedoura de marfim. A parte mais estranha dessa história toda é que Calígula, aparentemente, planejava fazer de Incitato um cônsul.
À medida que as ações de Calígula se tornaram mais ultrajantes, o povo de Roma começou a odiá-lo e desejou retirá-lo do poder. Em certa altura dessa história, o imperador declarou ao Senado que deixaria Roma e se mudaria para o Egito — onde seria adorado como um deus vivo.
Neste mesmo período, Cássio Quereia, da Guarda Pretoriana, começou a planejar o desaparecimento de Calígula. Em 24 de janeiro de 41, há 1979 anos, um grupo de guardas o atacou após as celebrações dos Jogos Palatinos.
Diz-se que o primeiro a desferir um golpe de faca contra Calígula foi Quereia, no entanto, a única coisa que se ter certeza, é de que o imperador foi esfaqueado mais de 30 vezes — morrendo no local do atentado. Posteriormente, ele foi jogado em uma cova rasa. Sua família teve o mesmo destino.
Após sua morte, o Senado pressionou para que Calígula fosse apagado da história romana, ordenando a destruição de suas estátuas e movendo-se rapidamente para restaurar a República.
Em uma reviravolta inesperada, o povo de Roma ficou com raiva e exigiu vingança contra aqueles que assassinaram seu imperador. O tio de Calígula, Cláudio, tornou-se o próximo imperador romano e ordenou a morte de Cássio e de qualquer outra pessoa envolvida na morte de Calígula.
+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon
Calígula: 39 Fatos Exclusivos Sobre o Imperador Mais Cruel de Roma - https://amzn.to/2usEoFy
Os governantes mais insanos: lunáticos, excêntricos e megalomaníacos. Desde Calígula até Kim Jong II - https://amzn.to/2NWPSYB
Calígula: Loucura e luxúria na antiga Roma - https://amzn.to/36mwf2F
Roma: A História de um Império, Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/33O6I13
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme