Benedict durante evento - Getty Images
Entretenimento

Lucro com escravizados: O passado familiar de Benedict Cumberbatch, ator de Doutor Estranho

O intérprete de Doutor Estranho e parentes tiveram de desembolsar quantia milionária para reparar dívida histórica

Wallacy Ferrari Publicado em 15/01/2023, às 20h00

Interprete do personagem Doutor Estranho no universo cinematográfico da Marvel, o ator britânico Benedict Cumberbatch, 46, chamou atenção na última semana ao ser condenado por algo que não necessariamente parte de uma ação individual do artista, mas relacionada ao patrimônio de sua família.

A família Cumberbatch, incluindo o ator, foram acionados numa ação de reparação da Força Tarefa Nacional de Barbados sobre Reparações e parte da Comissão de Reparações da Caricom. Alvos da ação, eles tiveram de destinar parte do patrimônio para a indenização pela prática de trabalho escravo feita por ingleses em países americanos colonizados.

Todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indenizações, incluindo a família Cumberbatch", avaliou o secretário-geral do Movimento das Caraíbas pela Paz e Integração, David Denny.

O cálculo estimado pelo órgão em prejuízos do que foi descrito como "propriedade humana" ultrapassou a quantia de R$ 22 milhões, como divulgou o portal de notícias UOL, sendo cobrado da família do artista. Para entender melhor, é necessário voltar algumas gerações em sua árvore genealógica.

Dívida histórica

O sétimo bisavô do ator era um homem identificado como Abraham Cumberbatch, responsável por adquirir uma fazenda no ano de 1728, destinada a produção de cana-da-açúcar em Saint Andrew, região de Barbados com pouco mais de 5 mil habitantes atualmente.

Para a força produtiva, no entanto, o homem fez uso do trabalho escravo para o plantio e colheita, com a estimativa de ter usado cerca de 250 escravos até a abolição da prática em 1834. Barbados ainda seria colônia do Reino Unido até o ano de 2021, quando se tornou república, mas sem planos da coroa britânica em ressarcir os prejuízos ligados a exploração do país, ao menos públicos.

Benedict, no entanto, já se manifestou contrário ao passado escravagista dos familiares, muitos anos antes da condenação indenizatória; no ano de 2006, ele interpretou William Pitt no filme 'Jornada Pela Liberdade', que por ele foi considerado um "pedido de desculpas" pela exploração de seus antepassados.

O portal UOL acrescenta que a mãe do ator, Wanda Ventham, o orientava abrir mão do sobrenome Cumberbatch no meio artístico, pela possibilidade de uma pesquisa social com seu histórico familiar.

escravidão História notícias indenização passado Barbados Benedict Cumberbatch

Leia também

Guerra dos Farrapos: Revolta gaúcha que desafiou Império completa 189 anos


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com a casa que foi palco do crime


Bandida - A Número 1: Veja a história real por trás do filme


Virou série: Como foi o desaparecimento de Priscila Belfort?


Irmãos Menendez: Veja a história real por trás da série da Netflix


Bandida - A Número 1: Veja os relatos da mulher que inspirou o filme