As ferramentas, confeccionadas em pedra, são datadas de 6.000 a.C. e possuem tecnologia nunca vista antes em seu continente
Wallacy Ferrari Publicado em 06/08/2020, às 14h31
Uma equipe de arqueólogos franceses descobriu diversos instrumentos confeccionados em pedras na península Arábica, com técnicas semelhantes às desenvolvidas pela população indígena no continente americano há cerca de 13 mil anos. Os novos instrumentos possuem cerca de oito mil anos e foram localizados no Iêmen e em Omã.
Os pesquisadores identificaram ranhuras em formatos de flautas, que dão textura às laterais dos utensílios e afinam as pontas, como se fossem lanças de pedra. O estudo, publicado no jornal PLOS ONE, reconhece a raridade dos artefatos pelo fato de nunca terem sido vistos fora da América.
"Reconhecemos esta técnica como uma das mais famosas das técnicas pré-históricas utilizadas no continente americano [...]. Demoramos um pouco para reconhecê-la, principalmente para entender o motivo de a técnica estar presente na Arábia", afirmou Rémy Crassard, chefe de arqueologia do Centro de Arqueologia e Ciências Sociais da França, ao portal UPI.
Apesar da semelhança, os autores do estudo enalteceram algumas diferenças das ferramentas americanas para as recém-encontradas na Arábia; as mais antigas possuem marcas ao longo das pontas e lâminas, porém, as árabes possuem uma ondulação mais próxima da ponta, relacionando a parte traseira do artefato a superfícies retas.
+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI
Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg
Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD
Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL
História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Ainda Estou Aqui: Entenda por que o filme é tão importante para o Brasil
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?