Estátua de Lúcio Aurélio Cômodo - Wikimedia Commons
Personagem

Insanidade e alucinação: Lúcio Aurélio Cômodo, um dos piores imperadores de Roma

Lúcio considerava-se a reencarnação de um semideus e seu reinado foi marcado por surtos e brutalidade

Pamela Malva Publicado em 28/02/2020, às 08h00

Nascido em agosto de 161, Lúcio Aurélio Cômodo já tinha o título de César aos 5 anos. Filho do imperador Marco Aurélio e de Faustina, cresceu sendo considerado herdeiro oficial do trono — o último da disnastia de Antonina.

Mesmo com o reinado garantido, Lúcio marcou a história como um dos piores imperadores romanos e ficou conhecido por demonstrar uma personalidade muito forte. Logo que tomou o poder, depois da morte de seu pai, o mandante demonstrou certa insanidade em diversos momentos.

Os surtos

Considerando-se a pessoa mais poderosa de toda Roma, Lúcio quis mudar o nome de seu império para Colonia Commodiana. Chegou até a exigir que o povo romano se autodeclarasse comodiano. Ele tentou, inclusive, substituir os nomes dos meses pelos seus próprios, fossem eles oficiais ou títulos e honrarias que recebia do senado.

Excêntrico, Cômodo pensava ser a reencarnação de Hércules, o semideus filho de Zeus. Ele imaginava ter a mesma força e bravura do personagem histórico, demonstrando-as em performances no Coliseu — enfrentava de pessoas a animais, chegando até mesmo a matar 100 leões.

De forma ainda mais performática, ele reencenava lutas de Hércules, mandando amarrar deficientes físicos para, então, massacrá-los. Sacrifícios humanos também eram comuns em seu reinado, considerando que ele os oferecia em nome de Ísis, a deusa que adorava.

Seu reinado, porém, não durou tanto quanto ele gostaria. Em 192, quando o imperador já era pouco querido pelo povo, Cômodo foi morto, estrangulado no banho por um campeão de lutas chamado Narciso.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Marco Aurélio: O imperador filósofo, Pierre Grimal (2018) - https://amzn.to/2QeQN8C

Roma: A História De Um Império, Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/2qHDVxn

Hércules (Mitologia Helênica Livro 1), Stephanides Menelaos (2016) - https://amzn.to/2pcHZ8o

Declínio e queda do império romano, Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2CB22jX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
História Império Romano Roma surtos Lúcio Aurélio Cômodo iumperador

Leia também

Irmãos Menendez: Veja a história real por trás da série da Netflix


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo mostrado na série?


Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: Quem era Kitty, mãe de Lyle e Erik Menendez?


Irmãos Menendez: O que aconteceu com a advogada de Lyle e Erik?